segunda-feira, 28 de abril de 2014
Não Somos Todos Macacos
Admiro e compreendo a solidariedade de alguns amigos contra os ataques racistas nos estádios de futebol, em especial o último sofrido pelo Daniel Alves.
Sei que a intenção é das melhores. No entanto gostaria de dizer que:
1- O Dani Alves agiu bem diante das circunstâncias daquele momento, optando pela irreverência. No entanto ele poderia sim ter optado pelo confronto e enfrentamento. E também seria muito digno se o fizesse. Logo mais uns e outros vão exigir que os negros tolerem o racismo com irreverência e aceitem "numa boa", quando eles deveriam mesmo é enfrentar a situação e denunciar na justiça!
2- não somos todos macacos. Somos TODOS IGUAIS! Porém não como macacos. Somos iguais como homens e mulheres portadores de direitos humanos e civis, além das obrigações e deveres que compartilhamos.
Entendo o espírito do protesto de quem diz #somostodosmacacos.
Porém, não deveríamos retornar ao nosso "estado de natureza" para supostamente "avançar". Alí, estaríamos todos entregues a barbaire e a guerra de todos contra todos.
Melhor do que mostrar banana nas fotos seria mostrar a Constituição Federal ou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
As pessoas deveriam ser menos alienadas e pensar mais antes de postar e aderir a qualquer campanha em redes sociais. Se cada um agir positivamente no seu dia, certamente será mais efetivo do que "hashtags".
ResponderExcluirAs pessoas deveriam ser menos alienadas e pensar mais antes de postar e aderir a qualquer campanha em redes sociais. Se cada um agir positivamente no seu dia, certamente será mais efetivo do que "hashtags".
ResponderExcluir