terça-feira, 15 de abril de 2014

Sobre o #NãoVaiTerCopa - "Sabe de Nada, Inocente".



Na França, 150 mil pessoas saíram às ruas contra a política de "austeridade fiscal" do governo.


Parece até esquisito. Como alguém poderia ser contra a "austeridade fiscal"?


Mas na prática os franceses protestam contra o corte de investimentos do Estado e em defesa dos programas sociais. Ou seja, o povo não deveria pagar a conta da suruba financeira dos banqueiros e especuladores.




No Brasil, por falta de compreensão política e por ocasião da Copa - que dá uma visibilidade danada - um grupo de gente boa cai igual patinho em algumas armadilhas e quer sair às ruas contra os "gastos do governo" no Mundial. Realizando os sonhos eróticos mais inconfessáveis dos neoliberais.


"Sabe de Nada, Inocente!".*


Vale lembrar que os neoliberais sempre usaram este argumento, de que o Estado deveria se concentrar somente em saúde e educação, abrindo mão de seu papel de indutor do desenvolvimento e de corretor das desigualdades sociais.


O discurso do processo de privatização era justamente esse. Que deveríamos ter menos estatais e mais dinheiro para investir em hospitais.


Ora, pode alguém me dizer qual foi a grande obra do neoliberalismo em termos de saúde e educação neste país (e no mundo todo), mesmo depois da dilapidação do patrimônio nacional e corte drástico dos gastos e investimentos?


* Washington, Compadre - Sabe de nada inocente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário