quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Guia de Conduta para Corinthianos "Recém-Fanáticos".




Guia de Conduta para Corinthianos "Recém-Fanáticos".

Claro que é um contra-senso este lance de Corinthiano recém-fanático.

Corinthiano louco é forjado na maternidade, no ventre da mãe, nos testículos do pai apavorando os demais espermatozóides, na outra encarnação. Desde antes de nos tornarmos homo sapiens, já éramos homo corinthios.

Mas vamos levar em conta que nossa sociedade tem mudado muito de uns tempos para cá. O Brasil mudou, o futebol mudou, o torcedor mudou também.

O Corinthians que aprendemos a amar também se inseriu nestas transformações. Ganhamos muitos campeonatos nos últimos anos. Temos um estádio novinho. 

Estávamos muito bem e felizes na saudosa maloca, mas lutamos muito para chegar até aqui.

É o tal negócio. Na casa velha e alugada só recebíamos a visita dos amigos mais íntimos. Nesta casa bonitona e cheia de atrativos começou a aparecer uma galera diferente.

Numa boa. Sejam bem-vindos. Pode colar.

Mas como numa boa roda de samba, convém pisar de mansinho. Sem arrastar. Sem fazer muito escândalo.

Vamos a algumas recomendações básicas que visam ambientar melhor este novo consumidor outrora também chamado de torcedor que freqüenta os jogos do Corinthians.

Nosso intuito não é afastar ninguém, muito pelo contrário. O Coringão é uma família generosa, e sempre cabe mais gente. Mas é recomendável adotar algumas normas de conduta para a melhor convivência entre os corinthianos das diferentes gerações.

1- Respeite os ratos de estádio.

Não é porque você pagou mais caro que você tem mais direito que os outros. Essa regra pode funcionar da porta pra fora. Aqui somos todos iguais. Respeite os corinthianos mais velhos. Eles tem muito a te ensinar. Não pense que você pode chegar apavorando. Seja humilde com as pessoas. Se acidentalmente pisar no pé de alguém, peça desculpas. Se pisarem no seu pé desculpe também. Se não for muito pra você, ofereça um pedaço do seu lanche. Aprenda logo o que é poropopó. O Corinthians é e sempre vai ser O TIME DO POVO.

2- Respeite as mulheres.

Bom, respeite a todos de uma maneira geral. Mas tenha consideração com as minas corinthianas. Elas superaram muita coisa para conquistar este espaço. Superaram - e ainda superam - o machismo crônico do futebol. Provavelmente ela conheça mais do Corinthians do que você. Ganharam o reconhecimento e admiração na raça. Elas não precisam de nenhum privilégio Pode falar palavrão também. Basta apenas tratar com dignidade e respeito. Se você ofender - ou pior - passar a mão... Malandro, você corre o sério risco de tomar um cola. Seja gente.

3- Fotos: Aprecie com moderação.

Se você quer tirar uma foto de recordação no novo estádio, vai lá. Ninguém vai te roubar este momento tão esperado. Quer tirar uma foto do time dentro de campo? Boa. Guarde mais está recordação. Quer tirar uma foto com os camaradas? Beleza, vai lá. Quer tirar... Porra, se liga maluco. Da um tempo. Olha o jogo. A cada cinco minutos você quer tirar um "selfie"? Isso irrita demais. O nosso propósito é ver o jogo do Corinthians. Apoiar e jogar junto. Isso exige principalmente concentração. Tem que estar ligado na partida. Vibrar junto com o time. Em cada foto sua a corrente se quebra. Lembre-se, você é importante. É parte fundamental do todo.

4- Nada de gritar "OooooOoooo Bicha" quando o adversário bate o tiro de meta.

Não sei quem inventou essa droga. Também não sei quem disse que isso é engraçado. As pessoas ouvem isso pela tevê e supõem que o estádio inteiro está gritando e que todo mundo adora. Aí, quando o cara decide ir ao estádio já vai logo gritando esta frase estúpida. Isso simplesmente não é legal. Sem contar que da um azar filho da mãe. Que zica.

5- Não grite chupa. Grite Corinthians.

Quem não tem identidade só se reconhece em oposição ao outro. Este não é o nosso caso. A energia que você desperdiça xingando e odiando os rivais é muito valiosa quando canalizada no amor incondicional pelo Corinthians. Amar é muito melhor que odiar.

6- Não seja dedo-duro.

Falador passa mal, rapaz. Todo mundo já entendeu que não se pode invadir o campo nem atacar nada no gramado. Não precisa você bancar o segurança. No estádio novo não pode fumar? Perfeito, se alguém fumar e isso te incomodar, converse com educação e exponha seus motivos. Mas não queira bancar o agente de vigilância sanitária. Pior ainda, não agrida fisicamente alguém que você acredite estar fazendo algo de errado. Se você quer fazer "justiça" com as suas mãos, saiba que você pode ser julgado da mesma forma no futuro. Não pense que você é invisível.

7- Vestimentas

Véi, não preciso te avisar que você não deve ir vestido de verde no estádio, não é? Não da dessas. 
Evite usar aquela camisa amarela do Corinthians. Só você achou que iria apavorar pagando uma nota nessa invenção ridícula. Isso serve também para as demais aberrações dos nossos "gênios" do marketing. Prefira a camisa preta com listras brancas. Aquela mesma que vira e mexe os caras tiram de linha. Acredite, você será mais respeitado. A branca também vai muito bem. Não precisa comprar uma camisa nova ultimo modelo. Caso você tenha uma bem antiga no armário será melhor ainda.
Se você se considera marombado, nada de ficar circulando sem camisa com a cuequinha aparecendo por cima da calça. O motivo? Sei lá o porquê. Só coloquei isso nesse texto porque me parece ridículo.

8- Não seja tiete.

Nada de ficar pagando pau para jogador. Deixa os caras. Aqui é Corinthians. Meninas, nada de gritar histericamente por um jogador. Puta coisa ridícula. Olha que eu fiz a moral de vocês no item 2.

9- Jogo do Corinthians não é balada.

Tudo bem que os caras inventaram uns horários malucos. Sábado a noite, por exemplo. Mas jogo do Corinthians não é balada. Nada de marcar um pico pra pegar as minas. Aqui tá todo mundo com sangue nos olhos pra ver o Coringão ganhar. Se não está a fim de ver o jogo marca outro lugar. Em Itaquera tem esse lance de camarote. Procure ter bom-senso. Lembre do que eu falei sobre a concentração.

10- Não precisa de lugar marcado.

Em time que está ganhando não se mexe. Tem algo que funciona durante décadas, pra que mudar agora? Você não gosta de assistir aos jogos com seus amigos? Não seriam alguns números marcados numa cadeira que te separariam dos teus camaradas, não é? Sem contar que tem o lance da superstição. Muitos amigos combinam de assistir aos jogos decisivos juntos para não quebrar a corrente. Então não seja você o desmancha prazer. Olhe para os lados, você logo vai encontrar um lugar bacana. Um espaço escolhido pelo destino. Tem algo mais mágico que o imponderável? 

Espero que aproveitem estas dez dicas. 

Vamos viver o Corinthians do jeito que a gente aprendeu a amar. Modernidade é bom, mas existe um acúmulo. Não estamos perdidos no tempo e no espaço. Temos uma história e não estamos começando do nada. Muita coisa aconteceu para que chegássemos aqui. Muitos irmãos sofreram e se doaram pelo Corinthians. Temos nossos costumes, cultura e tradições.

19 comentários:

  1. O Corinthians tá tão zuado que tem até regras de etiqueta para ir ao estádio. É muita regra cagada.

    ResponderExcluir
  2. Quando se chega ao ponto de alguém precisar ditar regras para os outros torcerem é pq realmente o Corinthians mudou, pra pior.

    Saudades, Democracia Corinthiana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo.

      Não vou nem discutir porque você sequer se identificou.

      Também não deve ter lido o texto. Em que momento eu depus contra a democracia?

      Quem só entende o pé da letra é difícil.

      As normas de conduta são as mesmas em qualquer espaço público. Respeito ao próximo e às minorias.

      Mas se você quer ir de verde em Itaquera, vá em frente...

      Excluir
    2. Caro Rafael,

      Talvez eu não tenha sido, realmente, muito claro em minha colocação. E relendo vejo que as minhas palavras ficaram ambíguas!
      Em nenhum momento fui contra ao que você disse. Nem mesmo contra seu posicionamento.
      O que eu quis dizer é que se chegamos ao ponto de ser necessário colocar regras para a torcida do Corinthians, é pq realmente está tudo errado. É algo como existir lei para que não se jogue lixo na rua. Oras, mas não se deve jogar lixo na rua, deveria ser desnecessário uma lei dizendo isso, mas dado o padrão de educação que encontramos hoje, se faz uso de tal artifício para regulamentar uma conduta social óbvia.
      Minha indignação é o contrasenso que vemos na torcida corinthiana, apontada em seu texto: a nossa orgulhosa diversidade acabou "elitizando" a torcida, muito pelo quesito financeiro (preço dos ingressos). Aí perde-se, e muito, de nossa identidade.
      Não vejo seu texto como "cagação de regras", como muitos apontaram aí embaixo, alguns até de maneira desrespeitosa. Você expõe o que muitos tem entalado na garganta, e não conseguem (ou receiam) acreditar: nossa torcida, nosso diferencial, piorou, se tornou "igual" as outras.
      Quando citei a saudades da Democracia Corinthiana não foi em nenhum momento em referência as suas palavras, e sim ao comportamento de muitos torcedores atuais. E não só no estádio, é bom ressaltar. Nas mídias sociais, nas rodas de boteco, no dia a dia, é nítido como tem muito corinthiano "mal acostumado", cheio de mimimi, reclamando de tudo e todos. Parece mais interessado em aparecer do que torcer pelo Corinthians.
      Desculpe novamente por ter me colocado de maneira confusa, não foi minha intenção desmerecer seu texto e seu ponto de vista. E não foi minha intenção também postar como anônimo, não teria o pq de me esconder em seu blog, aberto a discussão e ao debate sempre que necessário.

      Saudações Corinthianas!

      Abraço!

      Excluir
    3. Boris,
      Eu concordo com o que disse. Principalmente nesta questão da elitização. Tem sido inclusive a minha luta.
      Claro que este "choque de culturas" se da em muito por conta deste processo.
      Relendo o texto, vejo que o título "código de conduta" da uma conotação conservadora. Coisa que não é o propósito.
      Procurei um tom leve e com alguma ironia,
      Mas creio que muita gente levou a sério sem entender o espírito. Ou eu não me fiz entender.
      Este é um texto político. Não falo somente do Corinthians. Mas falo da exclusão e do comportamento de uma parcela da sociedade que quer para si todos os espaços e privilégios. Que não respeita ninguém e só vê o mundo a partir da lógica do consumo. E infelizmente, o futebol também está sendo apropriado por esta lógica.

      Obrigado pela visita. Volte sempre.

      Excluir
  3. Papinho chato hein? Eu vou ao estádio há 25 anos, desde os 5, e, tenha certeza, não tem nada mais chato que fiscalzinho de arquibancada ensinando os outros a torcer. Cada um torce como quer, o importante é não ir de verde e apoiar o Corinthians o tempo todo. O resto é ladainha. Caga-regra é, sem dúvida, mais chato do que nego tirando selfie.

    ResponderExcluir
  4. Que bosta de conduta cara vtnc

    ResponderExcluir
  5. Puta que pariu, como eu vjm parar nesta bosta? Vai tomar no seu cú corinthiano fajuto de merda!
    Se a porra do ingresso é cara muda o público, isso não tem nada ver com modinha, tem a ver com elitização.
    E nem responda porque não voltarei aqui pra ler.
    Pelo que vejo você é torcedor de numerada, todo respeito ao torcedor de numerada, mas se quer ver o que pede, já existe,aliás continua existindo, é na arquibancada.

    ResponderExcluir
  6. Caro Anônimo,

    Obrigado pela visita, continue prestigiando o blog.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Também não concordo. Cagação de regra é foda.

    ResponderExcluir
  8. Puta que pariu cara!
    Mais ridículo que seu texto é o visual do seu blog!
    Abs

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente com Rafael Castilho.

    Um dos melhores textos que eu já li na minha vida.

    No paca, eu já fui em todos os setores e eu adorava ir na Gaviões, uma coisa que via muito no paca, que pouco vi na arena, APOIO, CORINTHIANISMO, nada contra arena, precisávamos de uma casa própria, mas me incomodo com o panorama atual, o nosso time está deixando de ser o time do povo.

    Nossa está torcida está uma bosta, infestada por um bando de modinhas.
    Estádio agora virou teatro, virou cinema.

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente com Rafael Castilho.

    Um dos melhores textos que eu já li na minha vida.

    No paca, eu já fui em todos os setores e eu adorava ir na Gaviões, uma coisa que via muito no paca, que pouco vi na arena, APOIO, CORINTHIANISMO, nada contra arena, precisávamos de uma casa própria, mas me incomodo com o panorama atual, o nosso time está deixando de ser o time do povo.

    Nossa está torcida está uma bosta, infestada por um bando de modinhas.
    Estádio agora virou teatro, virou cinema.

    ResponderExcluir
  11. Que saudade da época do Pacaembu!

    Eu sempre defendi que o Corinthians tivesse o seu próprio estádio, achava que o clube poderia aumentar o Parque São Jorge e até foi cogitado, mas vetado pelo prefeitura, aí veio a Arena, ótimo, soltei fogos de felicidade, mas eu não imaginava que iriam tentar frescularizar e europalizar o nosso clube e arranca o torcedor de verdade do estádio (estão tentando arrancar).

    Lugar marcado é uma merda!

    O Ingresso está caro para cacete, nem lá no panetone é tão caro, o custo do ingresso é o valor de um relógio rolex, quero ver quanto vão cobrar no Regional, estão tirando o povão do estádio.

    O Corinthiano não arrota caviar. Estão cagando em cima da história do clube.

    E quarta-feira se o time estiver perdendo, quero ver quem fica até o último minuto, gritando VAI CORINTHIANS!
    O cara da organizada fica até o final, por isso tem a minha admiração.

    ResponderExcluir
  12. Engraçado. O cara acha o texto ruim, mas vem aqui, profere um monte de palavrões agressivos, não se identifica e acha isso lindo? Tá faltando educação, argumentação e bom senso na Fiel Torcida também. Acrescente o item 11: Se quer ter sua opinião respeitada, argumente de forma educada, inteligente e respeitosa. Evite ser ridículo!

    Saudações!

    ResponderExcluir
  13. Sou palmeirense e vim ler aqui na curiosidade. Mas até eu q sou palmeirense e gosto de usar verde entendi o q vc quis dizer. Infleizmente os próprios torcedores corinthianos ñ conseguem enxergar um palmo à sua frente. Bando de cuzão. Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  14. Excelente, Rafael ! Parabens, foi na dose certa !! Abracao

    ResponderExcluir