quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A vida urbana e as eleições presidenciais.


Artigo originalmente publicado no jornal "O Estado de São Paulo" em sua edição digital.



A vida urbana e as eleições presidenciais.

 

Pouco se fala sobre impacto da qualidade de vida nas grandes cidades nas eleições nacionais. Ainda que estas questões não estejam diretamente ligadas à administração do Governo Federal, torna-se interessante perceber e medir seu peso político no quadro sucessório.

 

Temas como a precariedade na infraestrutura urbana, a insegurança, a insuficiência dos serviços públicostrânsito caótico e o aumento considerável no custo de vida, interferem na satisfação dos brasileiros que vivem nos grandes centros urbanos.

 

Governo Dilma tem catalisado a maior parte das insatisfações e assumido o ônus sobre problemas que vão além do cenário incerto na economia.

 

O mapa da apuração das eleições por município demonstra que enquanto o candidato Aécio Neves teve melhor desempenho nas grandes cidades, a Presidenta Dilma obteve melhores resultados nas pequenas. 

 

Desde as eleições de 2006, nota-se que o PT vem perdendo espaço entre os eleitores das classes médias urbanas. Mesmo na Região Nordeste, onde Dilma acumulou vitórias expressivasseu desempenho nãmanteve o mesmo nível nem algumas capitais.

 

Em São Paulo, mesmo com problemas como a insegurança hídrica, violência e deslocamento urbano, o Governador Alckmin venceu sem dificuldades, enquanto Dilma perdeu inclusive em tradicionais redutos do PT na Região Metropolitana.

 

O drama do deslocamento urbano deixou de ser uma questão grave apenas no eixo Rio-São Paulo. Hoje, as grandes cidades brasileiras padecem com congestionamentos monstruosos.

 

O Baixo nível de desemprego, talvez o melhor resultado da gestão de Dilma, revela a falta de capacidade das metrópoles em garantir o funcionamento sob alta demanda dos sistemas viários e dos transportes coletivos. São milhões de trabalhadores, saindo de casa todos os dias no vai e vem asfixiante.

 

O custo de vida nas cidades também aumentou sensivelmente. Para além das questões conjunturais da economia (que não são menos importantes), o aumento do mercado consumidor na última década, desencadeou uma sanha especulativa. Em resumo, muita gente resolveu ficar rica do dia para a noite. O preço dos imóveis saltou. Ao sair para jantar, o brasileiro se deparou com preços cada vez mais absurdos e extravagantes.

 

A inclusão social que alavancou as vitórias de Lula e Dilma, ironicamente pode ter causado certas pressões que influenciam o cotidiano nas grandes cidades. Ainda que tenhamos ampliado a quantidade de brasileiros na classe média, o Brasil se mantém como uma sociedade vertical, hierarquizada e baseada no prestígio pessoal.

 

Os brasileiros ainda tem na memória as rupturas econômicas, choques inesperados e privações. O desejo de consumorepresado durante anos, liberou uma espécie de energia consumista. As políticas econômicas de estímulo ao consumo do governo colocaram mais lenha na fogueira.

 

O consumismo, além de interferir diretamente na poupança dos brasileiros, na inadimplência, no endividamento e na alta dos preços, leva também a um inevitável desconsolo e insatisfaçãopessoal quando este ciclo é interrompido.

 

Outro dado que interfere na vida urbana é a violência. A sensação permanente de insegurança por conta da criminalidade é agravada pela falta de confiança nas polícias e descrença no sistema judiciário. 

 

A desigualdade social já faz parte da vida mental dos brasileiros. A inclusão (ainda que insuficiente para equalizar injustiças históricas) de milhões de pessoas no mercado de consumo e por consequência na vida cotidiana das metrópoles, exerce uma pressão invisível para que os que já estavam estabelecidos também sejam premiados com a subida de mais alguns degraus na escala social, sob pena de se sentirem automaticamente mais pobres, quando na verdade estão mais iguais.

 

Durante o primeiro-turno, diferentes partidos tentaram se apropriar de um suposto capital político” dos protestos do ano passado. Aparentemente, houve a supervalorização do potencial eleitoral deste acontecimento. Entre outras coisas, pela incompreensão do chamado recado das ruas.

 

Não houve um recado só. Tampouco uma só motivaçãoPoréé possível dizer que a crise de felicidade” tem muito a ver com questões relacionadas a vida urbana nas grandes cidades.

 

Embora a classe política como um todo tenha sido alvo das manifestações, foi o Governo Federal quem ficou como maior depositário das soluções dos principais problemas, sejam eles federais, nacionais ou municipais. Virou tudo um bolo só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário