quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Retrato de um "Corinthians" desalmado




Uma das maiores derrotas da história do Corinthians.
Não por ter contornos de tragédia. Não pelo drama. Não pela importância do campeonato,
Mas pela vergonha. Por contrariar tudo aquilo que há de mais valioso e fundamental no DNA do Corinthians.
O brio, a humildade, a raça, a inteligência, a valentia.
Tudo jogado na lata do lixo.
O Corinthians em campo no Mineirão é o retrato do que ele se tornou fora dele.
Um clube arrogante, mascarado e que é incapaz de olhar para si mesmo.
Um clube que virou as costas para a própria história e para quem sempre o carregou nas costas.
Um clube que se divorciou da própria torcida.
Um clube que passou a considerar a torcida não o seu bem mais valioso, mas um incômodo que contraria e atrapalha o dinheiro tranquilo de quem usa chuteira ou que usa gravata.
A devastação deste jogo deveria ser retratada numa pintura. Num quadro. Ser colocado no meio da sala de trofeus para que ninguém esqueça aquilo que não gostaríamos jamais de ter nos tornado.
A aparente "tranquilidade" do time no jogo contra o Atlético não disfarça as coisas como elas realmente são. A tranquilidade do time dentro de campo, levando uma virada e sofrendo uma derrota patética, é absolutamente idêntica a de seu presidente. De tranquilidade e controle não há nada. De transparência não há nada. Tudo não passa de um verniz que esconde o que há de mais podre e carcomido no Parque São Jorge.
A arrogância não combina conosco.
O Corinthians é, de uns tempos pra cá, justamente o que foi no Mineirão. Uma grande mentira.
Uma fachada de progresso que esconde a exclusão de seu povo. Um aparente sucesso que nada mais é do que uma maquiagem para esconder negócios desastrosos, salários astronômicos, uma confraria de amigos que passa por cima do gosto e do desejo de milhões de corinthianos.
Certa vez, o presidente esbravejou aos microfones, chamando o torcedor de idiota por não perceber que "o futebol é negócio".
Gostaria de saber qual negócio é esse?
Um negócio em que você contrata um jogador por dezenas milhões para ele reforçar a concorrência, enquanto o Corinthians ainda paga seu salário?
Um negócio em que o Corinthians sustenta com salários de marajá uma porção de jogadores em outros clubes?
Um negócio em que você afasta e exclui quem sempre te sustentou?
Será que a eficiência com o dinheiro só deve ser exercida na hora de esfolar o torcedor com seus ingressos?
Foi triste de ver. Um time obscuro, ruim, desalmado.
Por fim é preciso dizer que este técnico sim tem a cara do Corinthians. Mas desse "Corinthians" que eles criaram. Covarde, injusto, obscuro, misterioso, defensivo, arrogante e acima de tudo mentiroso.
Que trás o Gil e o Elias - jogadores da seleção - do outro lado do mundo, freta um avião, para depois deixá-los no banco de reservas. 
Este é o Corinthians. Um time que tem dono. Onde só joga e só ganha quem é mano.
Que demite o técnico mais vitorioso de sua história. Um homem que recebeu sim muitas críticas, mas nunca por sua honestidade, transparência, coerência, garra, esforço e decência.
Nesta semana em que se comemora o título mais importante da nossa história, jogamos um dos jogos mais vergonhosos de todos os tempos.
Não há Corinthians sem comunhão. Não pode existir um Corinthians desalmado. Distante daquilo que somos. Que não jogue o jogo como a gente joga a vida da gente.
Este não é o Corinthians que aprendemos a amar. Porque o Corinthians que construímos com o nosso sangue é corajoso e jamais trairia o seu povo.
Este Corinthians tenebroso fez a opção pelos ricos. Vamos ver agora se estes ricos carregam o time nas costas, compram suas cadeiras e seus camarotes com tudo o que está por vir.
Talvez os "consumidores" não molestem a paz de vocês nos próximos dias e esperem em casa com seu raciocínio econômico o próximo momento de êxtase e de gozo fácil.
Mas seria irônico, caso num futuro muito breve, "vocês" tenham que passar por cima da soberba e precisem contar com nossas moedas.
Mas fiquem vocês sabendo, não é desconto que a gente quer. Não é por vinte centavos, nem por vinte reais. Sabem por que estamos falando disso nesse momento? Porque queremos mesmo é que vocês entendam que o Corinthians somos nós.
E esse outro "Corinthians" mesquinho e arrogante está caindo de podre!

Um comentário:

  1. Perfeito. Expropriaram o Corinthians e roubaram sua alma. Hoje ele não passa de um zumbi dentro do campo, apesar do esforço do Guerrero e de uns poucos guerreiros.

    ResponderExcluir