quinta-feira, 28 de maio de 2015

Marin é a cara da Elite!

Dirigentes corruptos da FIFA presos na Suíça, incluindo o ex-governador biônico da Ditadura Militar (mui honesta) José Maria Marin. Sim, aquela Ditadura e seus bons homens que prometem voltar ao Brasil para botar fim à corrupção.
Pois bem, os oceanos de dinheiro sujo eram pagos por meio de suborno. 
Em alguns casos, empresas de material esportivo que, ainda por cima, maximizam seus lucros escravizando crianças no sudeste asiático.
Em outros casos, as corruptoras são nossas prestigiosas empresas de comunicação, "guardiãs da democracia moderna", que vez por outra derrubam um governo aqui, conspiram contra outro acolá, protegem uma ditadurazinha militar. Coisa simples!
O dinheiro roubado é gigantesco. Porém, o maior prejuízo, é o que eles causam no imaginário das pessoas. Na deturpação deste esporte maravilhoso que foi escolhido pelas massas de trabalhadores do mundo como uma representação encantada da história. Uma janela por onde se entende a vida. Uma forma de domesticação dos conflitos. De dar um sentido lúdico para a competição entre nações, povos, regiões, comunidades ou clubes.
Mais do que dinheiro, roubaram parte da vida do nosso povo. Roubaram nosso direito de sonhar. Um cenário encantado por onde a gente se projeta no mundo, por onde passamos a intepretá-lo com metáforas que nos oferecem lições para a vida da gente.
E de um tempo pra cá, o futebol só nos oferece as piores das lições. Engano, exclusão, injustiça, violência, racismo, xenofobia, manipulação e roubo. Muito roubo!
A elite dirigente do futebol (que sim, nos presta sem querer mais um grande serviço) ilustra muito bem como se comportam as elites como um todo para além das quatro linhas.
Fica difícil cobrar noções de justiça, respeito, honestidade e cidadania de um menino pobre, sendo que o "futebol mercado" nos ensina justamente que o mundo é dos canalhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário