quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Processo Seletivo da FESPSP



Das escolhas que eu fiz na vida, talvez a mais acertada tenha sido estudar na Fundação Escola de Sociologia de São Paulo.
Tinha uma série de intuições a respeito da política e da sociedade.
Desde os 16 anos tinha participação política.
Mas em dado momento, percebi que me faltava um conhecimento mais profundo sobre as relações que estavam postas na sociedade.
Já havia estudado Direito, mas não pude tirar maior proveito do curso porque estas preocupações tomavam boa parte da minha energia.
Um dia me apresentaram a FESPSP. Achei aquele Casarão muito bonito e toda aquela atmosfera me atraiu de imediato.
Aos 27 anos, já tinha uma profissão e relativa experiência no mundo do trabalho.
Decidi estudar na Escola do Darcy Ribeiro que era uma figura que eu admirava há muito tempo.
Minha decisão era de cunho pessoal e sequer podia imaginar que iniciar um curso que terminaria depois dos meus 30 anos teria algum impacto na minha carreira.
Depois percebi que na minha sala eu não era nem de longe o mais velho da turma.
Havia gente com experiências diversas com as quais eu aprendi muito. Tive um colega com mais de 70 anos.
Hoje eu percebo que a maturidade só ajuda o aproveitamento de um curso com tamanha profundidade.
Agora, aqui estou com minha carreira profissional orientada pelas as ciências sociais. Mas ainda que continuasse trabalhando com o comércio, tenho a certeza que o conhecimento adquirido com os melhores professores da minha vida contribuiria para os meus negócios.
Então eu quero avisar aos meus amigos do blog que se interessam por sociologia e política que o processo seletivo da FESPSP ainda está aberto.
Quem quiser ou puder estudar este ano e precisar de algumas dicas pode me mandar um e-mail que conversaremos.
Dá tempo de começar ainda este ano.
Eu recomendo!
Ah! Sabe aquelas intuições que eu tinha sobre a política e a sociedade? Foram transformadas em dúvidas intrigantes e envolventes. Estas dúvidas não me paralisam. Ao contrário. Impulsionam-me e me levam a diante.


10 comentários:

  1. Oi Rafael, td bem?
    Achei seu blog por acaso pesquisando sobre a FESPSP, pois pretendo fazer pós em Política e Relações Internacionais. Daí vi o seu perfil que vc se formou nesse curso! Poderia me falar a respeito da instituição e do curso? Desde já agradeço. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim! pode entrar em contato com o meu e-mail 25brasil@gmail.com

      Excluir
  2. Boa noite, Rafael !
    Fiquei muito feliz por encontrar seu blog, também por acaso. Gostaria de cursar Sociologia e politica na FESPSP , mas preciso de um retorno financeiro relativamente rápido. Não necessariamente muito alto. Será muito difícil encontrar emprego durante ou após me formar ? Tenho 18 anos, e será minha primeira graduação.

    ResponderExcluir
  3. Rafael, gostaria de te agradecer pelo texto. Tenho 26 anos, trabalho com publicidade e me identifiquei bastante com a situação exposta por você. Foi o empurrão que eu precisava para me inscrever no vestibular da FESPSP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz com isso. Você tem um e-mail para contato? Como estão as coisas? Já está estudando?

      Excluir
  4. Oi Rafael,tudo bem cara?
    gostaria q vc me desse umas dicas de temas para estudar para o vestibular.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá Rafael!
    Eu gostaria de saber se o processo seletivo deles é muito difícil. Quero fazer Sociologia mas estou há muitos anos sem estudar.
    Quero dicas! Se você puder me ajudar...

    ResponderExcluir
  6. Olá Carolina

    Fico feliz em poder ajudar. Não creio que o processo seletivo seja um problema.

    Na verdade o curso vai ficando mais denso e difícil ao longo do tempo. Logo você percebe se o curso é para você.

    Mas isso você resolve com muito estudo. Ou seja, leituras.

    As aulas começaram. Acho que você deve se apressar.

    Quantos anos você tem. Há quanto tempo não estuda? Eu comecei este curso aos 27 anos e creio que foi a melhor coisa que eu fiz.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Achei seu blog por acaso pesquisando pela FESPSP, e achei muito interessante a sua história, pois me identifiquei com ela. Hoje tenho 25 anos, já tenho uma formação na área de tecnologia e trabalho com TI. Mas agora, com 8 anos de vivência nessa área, descobri que não é o que eu quero fazer profissionalmente pelo resto da minha vida, e estou saturado. É uma área que remunera bem, mas que leva embora toda a sua saúde física e mental. Estou interessado em cursar biblioteconomia, você tem alguma informação para passar, a FESPSP é realmente uma excelente instituição nessa área? Sei que você não se formou nessa área, mas acredito que talvez tenha ouvido alguns relatos de colegas e/ou professores. Se puder me ajudar, ficarei muito grato. Abraço!

    ResponderExcluir