terça-feira, 15 de maio de 2012

A Kassablândia e a Ciranda Imobiliária



A população de São Paulo levou um soco no estômago com as denuncias da Folha sobre o instantâneo enriquecimento de um funcionário da prefeitura muito próximo à Kassab.

Segundo o jornal,  Hussain Aref Saab, diretor responsável pela aprovação de empreendimentos imobiliários de médio e grande porte na cidade de São Paulo adquiriu 106 imóveis somente durante a gestão do atual prefeito.


No total,  Hussain Aref Saab, possui 118 imóveis na "Kassabilândia".


Mais do que um aparente caso de corrupção - ou de milagre econômico - essa noticia revolta a todos por deixar escancarada a orgia especulativa que tornou São Paulo um lugar insuportável para se viver.


Para alguém que é apaixonado por Sampa, é muito triste e difícil dizer que São Paulo ficou insuportável.


Mas enquanto a farra imobiliária corria solta, São Paulo se transformou em uma cidade insuportavelmente cara. Insuportavelmente congestionada. Insuportavelmente proibitiva. Insuportavelmente burra.


Enquanto favelas pegavam fogo e albergues eram fechados, prédios gigantes foram erguidos de maneira surpreendente e impulsionram a especulação nos quatro cantos da cidade.


Shoppings apareceram no útero do centro urbano e os congestionamentos brotaram cada vez maiores, não somente nos principais corredores de tráfico,  mas também no interior dos bairros.




É verdade que o Brasil, nos últimos anos, entrou num ciclo de crescimento econômico acelerado e que estava represado durante décadas.


A solução, não deveria ser inibir os investimentos e a geração de empregos.


A prefeitura deveria disciplinar, organizar e orientar os investimentos, favorecendo as regiões mais carentes e com potencialidade de crescimento, em que os investimentos privados estivessem relacionados com a melhoria dos equipamentos públicos nas regiões mais desamparadas que necessariamente receberiam investimentos públicos em infra-estrutura.


Mas ao invés disso, as regiões que já eram ricas e fartas de infra-estrutura foram disputadas palmo a palmo pelas grandes construtoras.


O resultado foi uma insuportável carestia.


São Paulo se tornou uma das cidades mais caras do mundo.


A população de baixa renda foi empurrada para longe. Nas encostas dos morros, nas áreas de enchente, na periferia esquecida, em ocupações e invasões.


Todo dia, para trabalhar ou passear, os paulistanos se abarrotam de um lado para outro em um transporte público abarrotado e desinteligente.


Os centros econômicos ficam concentrados em um pequeno circuito da cidade. Mesmo com a grande impulsão dos investimentos imobiliários, não houve políticas publicas para decentralizar o desenvolvimento.


A prefeitura deixou correr solto.


Seja no transporte publico ou individual, a questão do deslocamento  é o grande drama de quem vive em São Paulo.


A ciranda da especulação imobiliária na kassablândia rolou solta.


A dupla Serra-Kassab  prometeu 60 km de corredores de ônibus. Mas não foram capazes de entregar nenhum.



A prefeitura aumentou impostos, criou novas e severas proibições e foi extremamente rígida com comerciantes, industriais, prestadores de serviço, feirantes e até camelôs.


 Turbinou a industria da multa com radares modernos e inteligentes, mas com semáforos ultrapassados e burros. Ninguém escapou das multas, nem das novas tarifas criadas para os proprietários de veículos.


Mas, ao que parece, essa rigidez toda é reservada aos "vagabundos" de Kassab.


Para os amigos do rei, os empreendimentos não possuem limite.


São Paulo é uma casa de tolerância para os milionários.


Uma verdadeira zona para as classes médias.


E uma putaria para com os pobres.


Se o carimbo da prefeitura é generoso para os especuladores.


A patrulha de choque e os tratores são extremamente cruéis com os desabrigados.


4 comentários:

  1. Terrivelmente VERDADEIRO

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem. Infelizmente, muito verdadeiro tudo o que foi exposto

    ResponderExcluir
  3. Esse fantasma q finge governar(?) SP é o pior flagelo q nossa cidade já suportou transformou SP numa cidade hostil e agressiva,beneficiou grandes empreiteiras e imobiliarias a quem tudo é permitido aos pequenos e fracos lei e lacrações, o unico consolo é q seu mandadto esta no fim e o repudio do paulistano a sua pessoa é avassaldor.

    ResponderExcluir