quarta-feira, 26 de junho de 2013

Parasitária nos protestos, a PEC foi pro Saco!



Esquartejaram o bode no meio da sala e jogaram o bebê junto com a água do banho.
A famigerada PEC 37 foi arquivada.
Nos últimos dias, muitos têm combatido a fecundação de uma intentona fascista que iguala a classe política, sem claras distinções entre os atores políticos e combate os partidos, clamando por um elemento externo ao ambiente político para reorganizar as relações de poder de cima para baixo.
Mas o pior de tudo é perceber que em boa medida os congressistas merecem esse limbo moral em que estão imersos durante anos.
Ao menor inconveniente que venha a alterar suas rotinas de despachos pragmáticos ou protocolos gerenciais, “eles” se travestem dos arquétipos do bom-mocismo propagandeado pela mídia tiram o problema da frente.
Depois mendigam atrás de um holofote para dar entrevistas e vender a imagem de que são diferentes dos outros quinhentos e tantos deputados.
Não existe quem seja capaz de defender as próprias ideias com coragem.
Não existem ideias. Não existe coragem. Não existem paixões. Não existe ideologia.
Talvez, estes mais corajosos já estejam satanizados pela imprensa e correm em alguma lista de “parlamentares malditos” divulgados nas redes sociais e que os pobres brasileiros compartilham sem saber o porquê. Certamente querem um Brasil melhor, mas dispõem de parcos subsídios para acompanharem profundamente o que se passa na vida nacional.
 Dispõem apenas da moldura televisiva para enxergar a vida com medo do futuro, medo dos bandidos, medo da violência, medo da Copa do Mundo, medo da inflação, medo da infidelidade, medo de não entenderem a piada, medo dos sem-terra, medo do ditador da Coréia do Norte, medo dos comunistas, medo dos pedófilos, medo do descrédito, medo de serem queimados na cadeira do dentista, medo da PEC.
A própria presidenta desistiu do plebiscito que havia defendido no dia anterior. Comete o erro político de avançar e recuar ao sabor das tempestades midiáticas.
A presidenta é honesta, séria, dedicada, talentosa e com uma visão estratégica muito aguçada do desenvolvimento nacional. Foi forjada da luta e trabalha duro para alcançar resultados que sejam sensíveis para a população.
Mas falta política. Falta a ela o que sobrava no Ex-Presidente Lula. Uma percepção quase que intuitiva do pensamento das massas e de como se manejar no ambiente político para alcançar seus objetivos.
Aliás, falta a presidenta o que é também é escasso nos políticos de seu tempo.
Mas fique claro que sobra na presidenta o que falta na maior parte da chamada “classe política”. Firmeza de propósitos e compromisso com o povo.
Desde a desastrosa aparição de Regina Duarte na campanha de 2002, dizendo que “tinha medo do Lula e do PT”, este governo fez de tudo para não ser qualificado como uma filial do chavismo no Brasil.
Esquivando-se das velhas conspirações da oligarquia.
Avançando em reformas fundamentais, mas cumprindo sempre uma espécie de pacto conservador.  
A PEC 37 morreu.
As pessoas comemoram festivamente sem saber exatamente o que estão comemorando.
A “luta” contra a PEC 37 foi implantada como um parasita no meio nas manifestações pela redução das tarifas do transporte público. Quase ninguém percebeu. Mas fomos todos contaminados.
Marchamos do Largo da Batata até a porta da Rede Globo, com palavras de ordem e tudo mais. Seria um momento histórico.
Exaustos, chegamos em casa e vimos no noticiário que a Rede Globo apoiava as manifestações contra a PEC 37.
Outros tantos saíram às ruas e encontraram uma pauta que servia como uma grife elegante, em meio aos protestos por transporte público e justiça social.
Foi uma espécie de camarote VIP dos protestos. Só faltou abada e a corda de isolamento.

Fomos expulsos da balada e a pequena burguesia se apropriou, corrompeu e degradou os protestos, assim como fizeram com o samba, o carnaval, a poesia e o amor.

2 comentários:

  1. meu povo vamos protestar pelas novas mudanças das leis das domesticas e cuidadores de idosos que ainda nao foram resolvidas

    ResponderExcluir
  2. Caro Rafael,
    Eu que desconfiei de movimentos dentro dos protestos, pois estive discutindo com algumas pessoas com idéias estranhas no facebook (até fechei minha conta narede por achar que aspessoas levam muito a serio os boatos ali postados),foi a favor da pec 37, mas recebi muitas criticas . Mas hoje lendo o blog do Amorim Conversa Afiada e vi isto aqui:O promotor rogério zagallo, disse na sua página do facebook: "estou a 2 horas tentando voltar para casa mas tem um bando de bugios revoltados parando a avenida faria lima e a marginal pinheiros.
    Por favor, alguém poderia avisar a tropa de choque que essa região faz parte do meu tribunal do júri, e que se eles matarem esses filhos da p... Eu arquivarei o inquérito policial. petistas de merda. Filhos da ... Vão fazer protesto na p... Que o pariu...que saudades da época em que esse tipo de coisa era resolvida com borrachada nas costas..."
    Se tivessem visto isso antes será que os manifestantes seriam contra a pec37?
    Por essas e por outras devemos nos informar antes de sair defendendo ou criticando, sem antes nos informar . Este tipo de profissional que foi favorecido pela não votação da pec 37.

    ResponderExcluir