segunda-feira, 15 de setembro de 2014

DANNEMANN - Excelência nos charutos e no atendimento ao consumidor.


Quem me conhece pessoalmente sabe do meu gosto pelos charutos.
Seja em minhas viagens ou pela colaboração dos amigos, desde muito tempo tive acesso aos charutos cubanos e tive a sorte de experimentar e conhecer algumas das melhores marcas.
Na minha ultima viagem de trabalho à Salvador, fui a uma tabacaria que já havia visitado algumas vezes. Queria comprar alguns charutos baianos. A Bahia também tem alguns dos melhores charutos do mundo, mas não conhecia com profundidade quais as melhores marcas e pedi a ajuda do dono da loja.
Ele me recomendou o Dannemann. Disse que a empresa trata de seu tabaco desde a semente em fazenda própria, na cidade de São Félix. A manufatura é realizada de maneira artesanal e o produto da região da Mata Fina é exportado para o mundo todo.
Comprei alguns charutos para agregar ao meu estoque pessoal. Cada vez valorizo mais estes momentos em casa. Alguns podem considerar um hábito caro, porém se a questão é dinheiro, posso garantir que fazer um belo jantar em casa e apreciar um charuto da melhor qualidade sai muito mais barato do que um restaurante médio na Cidade de São Paulo.
Vou explicar o ocorrido.
O Dannemann Especial capa Mata Fina vem enrolado em uma capinha de madeira, muito bonita. Ao abrir um dos charutos para fumar, notei que ele estava danificado. Havia buracos em sua superfície. Tive que descartá-lo. 
Entrei no site da empresa e comuniquei o ocorrido. Em anexo, mandei algumas fotos que havia tirado ao abrir o produto.
Em pouco tempo fui contactado pelo departamento de atendimento ao cliente.
Muito educadamente eles pediram desculpas pelo ocorrido. Fui informado que os charutos poderiam ter sido afetados por alguma praga, provavelmente no interior da loja. Orientaram a descartar os produtos que havia comprado e afastar dos meus outros charutos para evitar proliferação.
Em poucos dias, receberia pelo correio uma nova caixa para compensar a minha perda.
Confesso que fui surpreendido. Percebi da melhor forma que estava lidando com uma empresa de primeira linha e com excelência naquilo que faz.
Ao abrir a encomenda que chegou no prazo acordado, recebi uma carta assinada pelo Gerente Geral, Sr. Geraldo de Menezes, com um pedido de desculpas. Recebi uma caixa de Dannemann Especial capa Mata Fina e como presente mais uma caixa do melhor charuto da empresa, o Dannemann Artist Line Reserva.
Por si só a atitude da empresa já seria louvável. Não se preocuparam somente em justificar que não eram os responsáveis diretos pelo charuto ruim que havia comprado, mas decidiram preservar o cliente e repará-lo pelo inconveniente.
Mas a surpresa não parou por aí. Uma linda cortesia me deu mostras da qualidade da empresa no relacionamento com seu consumidor.
Em cada uma das caixas de madeira, o meu nome estava gravado. Um souvenir para ser guardado durante anos.
Quando abri a caixa de Dannemann Especial, percebi que as capas de proteção vinham com meu nome impresso em cada um dos charutos. Honestamente, um presente muito emocionante.
Algumas empresas investem fábulas em ações de marketing, mas quando tem alguma situação de crise com seu consumidor, mostram os dentes e as garras, sendo que muitas vezes a situação termina na justiça. Quando muito melhor seria preservar sua relação com seu cliente e garantir a satisfação do consumidor que já possui.
A internet se tornou uma importante ferramenta para que o consumidor possa manifestar seu descontentamento e denunciar possíveis abusos.
Mas as melhores práticas também devem ser destacadas. 
Até para que as boas e más empresas não estejam na vala comum.
Parabéns à Dannemann. Por mais que eu saiba que esta tenha sido uma reparação pelo inconveniente, agradeço pela atenção e pelo lindo presente.
Em tempo, seus charutos são realmente incríveis. Uma experiência muito agradável.

Um comentário:

  1. Um dos melhores nacionais. Você compra diretamente da fábrica em São Félix?

    ResponderExcluir