sábado, 4 de outubro de 2014

Por que Cuba incomoda tanto?




Cuba é uma ilha caribenha com mais ou menos a população da Cidade de São Paulo que em algum momento de sua existência realizou uma revolução para transformar a realidade de um país pobre e que funcionava mais ou menos como um bordel dos Estados Unidos da América.

Mas por que Cuba incomoda tanto?

Nos recentes debates, quando se tratava a questão da homofobia ou mesmo da descriminalização das drogas, alguns diziam babando: "Isso aqui não pode virar Cuba". Puxa vida, o que Cuba tem a ver com tudo isso? Seria porque quando se fala em igualdade e liberdade em qualquer nível as pessoas já confundem com "coisa de comunista"? Logo Cuba em que as drogas são todas criminalizadas e, verdade seja dita, um ambiente ainda lamentavelmente hostil aos gays.

Alguns reacionários alegóricos fazem caras e bocas, vestem gravata borboleta, passam gumex no cabelo e bradam por aí dizendo que "O Brasil vai virar uma Cuba".

Estou com os cotovelos na janela esperando esta transformação. Aguardo atentamente as crianças em bons colégios de tempo integral, com aquele uniforme bonito, elegante e bem passado.  A população pobre e os negros estudando medicina, engenharia, o que eles tiverem vontade. Uma senhora simples conversando com você na rua, ela tem muito a te contar sobre livros incríveis que ela já leu, sobre suas pesquisas de mestrado e doutorado. Fico na janela espiando para ver novos hospitais em que toda a população pobre seja atendida com dignidade. Que possam fazer seus tratamentos mais complexos e não serem descartados pelo plano de "saúde".

Mas da minha janela vejo apenas duas agências do Itaú, uma ao lado da outra, alguns moradores de rua vivendo nas marquises da Praça 14 Bis, alguns fiéis cachorrinhos que os acompanham, opa, passou uma Mercedez. Acordei do sonho. Que alívio não estar em Cuba. Olha só que linda a Mercedez. 

Cuba, entre tantas as ditaduras e regimes detestáveis pelo mundo, por que justamente tu parece ser o inferno para os conservadores brasileiros?

Com tantos massacres, holocaustos, genocídios, fome e guerras sangrentas ao redor do mundo, por que é justamente o seu governo que causa pesadelos na direita?

Cuba, com tanta gente encarcerada por aqui, sendo executada na calada da noite ou mesmo à luz do dia. Por que é o seu regime que apavora? Com tanta gente presa como terroristas nos EUA e na Europa, por organizar protestos ou divulgar manifestações na internet. Por que a sua ditadura é mais ameaçadora?

Cuba, por que a sua pobreza e suas limitações ofendem tanto? Com tantos pobres e miseráveis no Brasil. Com tanta injustiça social. Com o maior estado do Brasil sem água nas casas. Por que suas mazelas são mais mazelas que as nossas? 

Por que sentem tanto desprezo pelos pobres brasileiros e se ofendem com os programas sociais de transferência de renda, mas se compadecem com a precariedade que vive seu povo. Será que a pobreza de Cuba ofende muito mais do que a pobreza no Brasil? Talvez não te odeiem tanto assim...

Cuba, por que sentem tanta bronca de seus médicos que vieram aqui e em outros tantos cantos do mundo em sua missão de apoio. Ofende tanto assim a chegada de médicos com cara de "pedreiro" e de "empregada doméstica"? Cuba, por que não produziste somente médicos com cara de coxinha? Por que permitiste a entrada na universidade da população negra que aqui ainda pena para ser incluída e depois de incluída ainda sofre para ser aceita?

Cuba, por que seus médicos incomodam tanto, mesmo em regiões onde pouquíssimos médicos brasileiros aceitam colocar os seus pés? Dizem que a questão é a tal "reserva de mercado". Ora, com a crise européia, muitos outros profissionais passaram a ocupar postos de trabalho aqui no Brasil. Cargos de decisão, é claro. Até o presidente da França veio aqui assinar um tratado. Eles nos aceitam nas lojas de Paris para comprarmos as quinquilharias chiques e eles ocupam nossos empregos. Pensando bem, seria uma honra eu ser "descontinuado" no meu emprego em favor de um Francês. Sabe o que é isso, Cuba? Xenofobia Seletiva.

Será que na África recebem tão mal os seus médicos? Enquanto os Estados Unidos exportam "bombas da paz", esta pequena ilha tão temida pelos brasileiros envia médicos que tratam a epidemia de Ebola.

Vocês puderam estudar de graça. Agora são contratados pelo governo para a sua missão. Mas dizem por aí que vocês recebem um valor inferior ao arrecadado pela empresa que os contrata. Sabe de uma coisa? Nossos reacionários não são tão ruins assim. Quem sabe a moda não pega e eles não defendam o fim das terceirizações, obrigando as grandes empresas a realizarem a contratação direta de funcionários.

Querida Cuba, você está num continente efetivamente dominado pelo Tio Sam. Parece não haver escolha senão a submissão total. São tantos países pobres ao seu redor. Repletos de misérias e injustiça. Mas por aqui, ninguém pensa nem reza pelo Haiti, outro país esmagado por um dia no passado seus escravos terem se rebelado. Você sim, com seus pequenos recursos e com o bloqueio dos Estados Unidos deveria se converter na Suíça do Caribe?

Será que é isso? É de dinheiro que se trata? A humanidade passou por este longo processo histórico para terminar assim, desesperada e refém das mercadorias? É mais importante ter do que ser? De nada vale a dignidade? De nada vale a luta pela justiça? Melhor mesmo é rastejar em busca de piedade? Devemos nos render aos supostamente mais fortes simplesmente porque eles são mais poderosos do que nós? Retrocedemos à barbárie? Não há nada que possa regular a relação entre Estados e indivíduos senão a superioridade econômica e militar?

Talvez seja aí o caminho para entendermos porque Cuba incomoda tanto. A coragem de uns revela a covardia de outros e esta coragem parece ser insuportável e subversiva. Quem fez a escolha pela obediência detesta os rebeldes. Quem resolveu aceitar as humilhações cotidianas e se submeteu a tudo esperando a promessa de um bem-estar que só se realiza na hora das pastilhas e calmantes precisa de alguma maneira se convencer que sua vida valeu à pena. As pessoas precisam odiar Cuba para comprovar a si mesmas que sua escolha não foi tão ruim e que sua vida não foi desnecessariamente ordinária. É preciso olhar para os pobres para se sentirem privilegiados. Olhar para o irmão "fodido" e esperar o afago do pai dizendo que você sim é um bom garoto.

Cuba continua lá no Caribe. Sem saber o que tem a ver com a eleição no Brasil. Com muitos problemas e tentando sobreviver com alguma dignidade. Aliás, basta você olhar o rosto de um menino ou de uma menina cubano com seus pescoço ereto, sorriso brilhante e postura firme para entender o que é dignidade. Falta muita coisa, claro que falta. Sim, os meninos gostariam de jogar com o seu play station. As moças queriam as calças bonitas que vocês usam por aqui. É impossível resistir à sedução da mercadoria. Cuba fez uma escolha, e como toda a escolha, agrada a alguns e desagrada a outros. Como toda escolha tem conseqüências. Mas eles não se dobram!

Quanto a nós, vivemos com nossas aberrações sociais, injustiça e  violência. Felizes e aliviados por não estarmos em Cuba. Lutando à duras penas para construir um país mais justo, mas enfrentando a dura e cruel resistência das terríveis forças que usam de todas as armas para que o Brasil não seja livre.

A desigualdade e a injustiça já estão introjetadas na vida mental dos brasileiros. Qualquer discussão em torno da justiça social, igualdade, distribuição de renda e combate à miséria torna-se "coisa de comunista". Nenhum esforço foi feito, senão o de restaurar o capitalismo brasileiro a partir da inclusão de milhões de brasileiros no mercado interno de consumo. Mas a mínima promessa de inclusão social já é coisa de comunista, na ideologia escravocrata da nossa elite que permeia grande parte da nossa sociedade.

12 comentários:

  1. Tenho minhas duvidas se a Blogueira Yoani Sanchez, concordaria com seu texto.

    ResponderExcluir
  2. Incrível! Vc deveria escolher um livro cara!

    ResponderExcluir
  3. Diário de um petista, uma m* de texto

    ResponderExcluir
  4. Vai mentir assim lá na Coréia do Norte.

    ResponderExcluir
  5. Se você estivesse em cuba, ganharia $10 por mês seu mané

    ResponderExcluir
  6. PARABENS!
    embora as pessoas aqui achem isso tudo uma grande mentira,
    alguns sábios saberão reconhecer a
    diferença do "ter" capitalista
    para o "ser" socialista

    VIVA LA REVOLUCION!!!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com vc! Belo texto!

    ResponderExcluir
  8. concordo com o texto,porem o blogueiro esquece que dignidade passa por condiçoes minimas de consumo geradas por esforço pessoal,e transferir renda nao isenta o individuo de trabalhar,e ser emprendedor e liberal nao significa ser reacionario,e que o nobre blogueiro me mostrasse algum lugar no planeta onde funciona o socialismo,na verdade ser comunista e muleta de muitos intelectuais que se beneficiam desta ideologia.

    ResponderExcluir
  9. voce so publica o comentario que te interessa nao e caro blogueiro? postei um agora e nada.Realmente voces seguem a risca a doutrina bolivariana de tapar a boca da imprensa livre.

    ResponderExcluir
  10. Caro Anônimo. Me desculpe. Estava de férias.

    Comentário Publicado.

    ResponderExcluir