terça-feira, 13 de maio de 2014

Sem o povão lá dentro, este jamais será o Estádio do Corinthians!




Não me recordo de ver tão indignada da torcida Corinthiana como em relação ao preços dos ingressos no estádio novo em Itaquera.

Foi um tapa na cara. Uma verdadeira traição. Conseguiram transformar um momento que seria unicamente de celebração e festa numa amargura sem tamanho.
Se nem a classe média consegue pagar preços tão abusivos, imaginem o nosso povo humilde que historicamente carregou esse clube nas costas.

A ganância dos "donos do estádio" impede que eles tenham uma visão comercial estratégica adequada.

A febre do ouro faz com que se mate a galinha dos ovos.

Vejo muitos Corinthianos dizendo que não vão mais ao estádio ver o Timão. E da pra ter uma idéia do que isso significa? Da pra perceber a gravidade dessa atitude?

A euforia pode ser rapidamente substituída pela revolta e ressentimento.

Para o Corinthiano ficar sem ver o Corinthians é equivalente a faltar água, arroz, feijão e até mesmo o ar. É uma agressão sem limites.

Os nossos "executivos" estão na ilha da fantasia do poder e não conseguem entender o tamanho do Corinthians. Estão criando uma crise social e política com consequências ainda desconhecidas.

O curioso é que eles falam com tanta pompa em "futebol negócio", mas exigem este choque de capitalismo justamente da parte mais fraca que é o torcedor. No caso deles, dirigentes, a eficiência não parece ser a mesma. Contratam um jogador meia boca por 40 milhões para reforçar o rival, pagando o salário do indivíduo.

Isso é futebol negócio? O Presidente Mario Gobbi antes de assumir esbravejou frente aos microfones chamando o torcedor de idiota por não perceber a natureza mercantil do futebol.

Ora, se a lógica do mercado fosse aplicada a um executivo que investe 40 milhões para reforçar o concorrente pagando ainda seus dividendos, este profissional já estaria no olho da rua!

Esfolar o torcedor e roubar o seu sonho nada mais é do que uma violência social!

Estes senhores permanecem sem entender o que o Corinthians representa. Os propósitos que ele atende para muito além do futebol.

Afastar o Corinthians de seu povo e a cultura de frequentar o estádio nada mais é do que roubar uma parte de nós mesmos.

O Corinthians é uma cicatriz na nossa alma.

Insensíveis e gananciosos. Vocês não entendem nada do que é o Corinthians, do que é a nossa cultura e muito menos de negócios.

Roubar do Corinthiano a cultura de freqüentar o estádio é jogar fora o nosso maior patrimônio. O que nos torna diferentes e gigantescos. A experiência de ser Corinthiano é fundamental e alimenta todos os outros interesses.

O interesse pelo futebol não se mantém aleatoriamente. A cultura de frequentar o estádio de futebol é decisiva na formulação da experiência do torcedor. É na arquibancada que o corinthiano é formado. Onde ele se torna fanático, ou um consumidor interessante para o mundo dos negócios.

Sem o povão lá dentro, este jamais será o estádio do Corinthians.

2 comentários:

  1. Perfeito Rafael. E é uma tristeza ver isso acontecer, ainda mais na estreia do tão sonhado estádio.

    Como você disse, era para ser uma festa e pode rapidamente virar revolta.

    O Corinthians tem um papel social histórico, e não pode se distanciar dele!

    ResponderExcluir
  2. O pior é que todo mundo já sabia.

    Maldita modernização do futebol!

    ResponderExcluir