segunda-feira, 28 de julho de 2014

Simpósio Internacional de Resíduos Sólidos Urbanos ocorre no ABC




O ABC receberá nos dia 6 e 7 de agosto o Simpósio Internacional de Resíduos Sólidos Urbanos. Promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, com apoio da Prefeitura de Mauá, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e a Universidade Federal do ABC (UFABC), o evento tem o objetivo de avaliar o estágio atual da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos após quatro anos de sua publicação, discutindo especialmente a sua implantação nos municípios brasileiros, sobretudo na Região Metropolitana de São Paulo com ênfase no Grande ABC. O Simpósio Internacional de Resíduos Sólidos Urbanos ocorrerá no Teatro Municipal de Mauá, com abertura às 9h30.

No evento, serão apresentados oito painéis com exposições técnicas e debates com especialistas nacionais e internacionais, gestores públicos das três esferas de governo, de universidades e demais instituições. Além dos desafios e avanços da implantação das politicas públicas de manejo de resíduos sólidos nos municípios, temas como reciclagem, valorização de resíduos orgânicos, recuperação energética e inclusão social de catadores, permearão as discussões com base nas experiências vivenciadas pelos expositores convidados.

“A nova Política Nacional muda a maneira de fazer a gestão dos resíduos sólidos no país. O objetivo é diminuir o aterramento dos resíduos, investindo na valorização deles, trabalhando a reciclagem, o reaproveitamento de resíduos da construção civil, além de cuidar das cadeias de logística reversa”, explica José Afonso Pereira, secretário de Planejamento Urbano de Mauá e um dos coordenadores do evento.

No Simpósio, também serão discutidos os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos à luz das experiências internacionais, especialmente de países como Portugal e França. “Serão feitas reflexões acerca da Política fazendo uma leitura comparada da experiência brasileira com a portuguesa. Há mais de uma década, os portugueses implementaram um modelo que acabou com os lixões e já desenvolvem o terceiro plano de gestão de resíduos sólidos. O objetivo é aprofundar a discussão com experiências concretas”, finaliza Pereira.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo site, http://simposioresiduosabc.com.br, até o dia 5 de agosto, às 15 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário