sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

DECLARAÇÃO DE VOTO NAS ELEIÇÕES DO CORINTHIANS





DECLARAÇÃO DE VOTO

É de fundamental importância as escolhas históricas que o Corinthians deve fazer neste momento.

Nos últimos anos o Corinthians conquistou muito. Exorcizamos fantasmas que nos assombravam há tempos. Realizamos desejos que até outro dia eram fantasias que habitavam na imaginação de cada corinthiano.

Em verdade, queríamos muito os títulos que conquistamos e a nova casa pela qual sempre lutamos. Porém, em nenhum momento desejamos um Corinthians diferente do que ele sempre foi. Ou seja, um instrumento poderoso de identidade e representação da nossa gente. Um Corinthians que jogue o jogo como a gente joga a vida da gente!

As eleições livres no Corinthians são tão ou mais valiosas do que qualquer troféu ou edifício que nos pertença. Durante anos fomos roubados do direito de escolher o presidente do clube e seus conselheiros.

Claro que existe muito a ser melhorado na nossa estrutura política. Os instrumentos de eleição e de representação devem ser aperfeiçoados e perseguirem sempre a efetiva participação da nação corinthiana, buscando os instrumentos mais adequados para que isso ocorra.

Mas é importante reconhecer que, embora o Corinthians ainda conviva com vícios históricos na representação política de seus associados e torcedores, houve avanços significativos no processo político-eleitoral dentro do clube. O que não deve inibir a busca para maior democratização e espaços de participação nas decisões estratégicas.

É bom que se diga, a eleição não é um momento apenas para a escolha de presidente e conselheiros. Deve significar a oportunidade para a reflexão sobre os caminhos que o Corinthians deve percorrer. Decidir sobre o nosso futuro. Para onde devemos caminhar.

Já é hora de colocarmos a mão na consciência. A euforia pelas conquistas e vitórias devem por um momento ser deixada de lado. É evidente que devemos nos inspirar nas experiências bem sucedidas no futebol mundial. Mas não queremos ser o Manchester, o Barcelona, o Real Madri, nem o Bayer. Queremos continuar sendo o Coringão do nosso Coração!

Quem defende a nossa identidade de Corinthians do Povo, normalmente é tratado como um romântico ou ingênuo.

Porém, se somos o que somos, se nos tornamos este gigante, se atraímos patrocinadores, televisões e anunciantes, se podemos negociar a nossa marca e ganhar dinheiro com isso, é justamente porque somos a porta de entrada para o povão. Esta sociedade viva que cresce, que ama, que compra, que estuda, que vai chegar longe. Algo que nem publicitários, sociólogos ou filósofos sabem ao certo o que exatamente é, mas intuem ser algo muito semelhante e próximo do que é a gente corinthiana. Somos a porta de entrada para a chamada “nova classe média”. Daquela que já foi incluída, mas também daquela que ainda será incluída ao longo dos anos.

A experiência de frequentar o estádio de futebol é fundamental para a formação do corinthiano. Podemos lotar mais os jogos. Consumir mais. Com mais gente no estádio, oferecendo maior inclusão e felicidade ao nosso torcedor.

Em outras palavras, preservar nossas raízes populares é uma maneira eficiente para ganhar mais dinheiro, não menos. É possível arrecadar mais com mais gente e preservar o nosso maior patrimônio para o futuro, ou seja, o torcedor corinthiano. Continuar sendo o Time do Povo deve ser uma decisão estratégica. Seja por responsabilidade histórica, seja também pelo crescimento econômico.

O Corinthians é um patrimônio social, político e cultural do povo brasileiro! Devemos assumir a importância que temos para que o nosso futebol não seja mais um instrumento de exclusão e por isso, não à toa, continue definhando pelos campos e, a cada dia, ocupando menor importância para as novas gerações.

Uma chapa para eleição no Corinthians não é composta apenas pelo candidato ao cargo majoritário. Configura-se como um conjunto de seres humanos com opiniões, preocupações e aspirações das mais diferentes. Tenho na chapa Renovação e Transparência muitos amigos em que acredito. Corinthianos que valorizam a democracia dentro do clube. Que em nenhum momento ventilaram interromper o processo eleitoral por estarem no grupo de situação.

A ditadura Dualib foi a maior cafajestagem que já ocorreu no clube. O Corinthians foi sequestrado por mais de uma década e nunca o corinthiano esteve tão afastado das instâncias de decisão e participação. Ninguém que deixe de respeitar e valorizar a democracia no Corinthians pode ser considerado como alternativa viável para os próximos anos.

Mantive criticas sérias a atual gestão do Corinthians. Não houve nenhum posicionamento que não tenha sido transmitido nas reuniões que participei. Encontrei em Roberto de Andrade, candidato a presidência, uma pessoa atenta e disposta a dialogar. Percebi que ele acolheu e recebeu com atenção as minhas ponderações que não são nada além do que o desejo de mais um corinthiano preocupado com os rumos que iremos tomar.

Não sou candidato ao conselho. Não pedi nem fui convidado para nenhum cargo na diretoria do clube. Da mesma forma, não deixarei de manter um apoio crítico que não seja cego e mudo diante de questões que merecem atenção.

Sempre acreditei que a participação é a melhor ferramenta para a transformação. Isso serve para a vida política do país e também em diversos segmentos da vida social. Realizamos escolhas possíveis para perseguir os sonhos aparentemente distantes, mas que podem ser alcançados com muita luta e dedicação.

Considero importante que cada corinthiano, na medida do possível, seja associado para poder interferir de maneira decisiva no futuro do Corinthians. Para tanto, defendo também instrumentos para que o torcedor de estádio seja também um sócio do clube. Creio que a valorização do associado na aquisição de ingressos pode significar um avanço importante para que o fiel torcedor opte, primordialmente, por ser um associado do Corinthians.



Transmito a minha decisão de votar no Roberto de Andrade e desejo que cada um decida com sua consciência livre o futuro do Corinthians. Desejo firmemente que permaneçamos unidos para alcançarmos juntos os nossos objetivos para um futuro próspero e justo do Sport Club Corinthians Paulista.

Um comentário: