terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A desistência de Datena








Ao desistir da candidatura para prefeito, Datena mostra que não é bobo nem nada.
Para apresentar seu programa de atrocidades ganha uma fortuna. Perderia o salário. Seria constantemente investigado.
Na tevê, consegue se permitir ataques constantes de verborragia. Na politica o peixe morre pela boca. Uma frase errada e você dança. Vide a burrada do Russomano ano passado quando propôs meio sem pensar que a tarifa de ônibus seja mais barata para quem roda menos.
Como apresentador do show de horror ele é cortejado e adulado pela classe política. Quem esta no poder tenta negociar com ele alguma trégua para não se tornar alvo de infâmias e acusações. Alguns apanham mais que os outros. Por isso recebe tratamento VIP. Caso se torne um político, perderia todo esse privilégio e se tornaria adversário ou até mesmo inimigo. Sairia do terreno que conhece bem e entraria em solo arenoso. Provavelmente seria triturado.
Para Haddad foi uma noticia ruim. Certamente ele (Datena) tiraria muitos votos, ou mesmo fragmentaria o eleitorado conservador de oposição. No entanto, Marta permanece na disputa e promete roubar muitos votos no seu campo político.
Mas não será surpresa, caso permaneça mais uma vez a já monótona e repetitiva polarização entre PT e PSDB.
Essa polarização se mostra terrível para o país. O PSDB se conforma com o discurso fácil do antipetismo. Apela para a rejeição e o "medo do PT". Suas gestões são acomodadas e cada vez mais violentamente direitistas, com um discurso que nem sequer lembra suas raízes históricas, muito menos os principais pilares da social democracia.
Essa polarização também torna o PT cada dia mais pobre de espírito. Nivela por baixo. Acomoda. Afasta o partido de suas lutas históricas. Transforma a luta politica cada vez mais em uma disputa retórica e desencoraja as rupturas necessárias e o potencial transformador do partido.
A polarização serve muito bem as velhas e acomodadas burocracias partidárias dos dois partidos e inibe o surgimento de novas e necessárias lideranças politicas.
Datena se foi da disputa. Outros podem ir também. Ao que parece os adversários se escolhem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário