sexta-feira, 4 de março de 2016

Carta ao Presidente Lula.




Presidente Lula.

Hoje não falo como sociólogo nem como um observador político. Ainda que eu possa falar como tal, já que mesmo depois dos 30 anos de idade consegui cursar uma universidade e conquistar um diploma. 
Tive a chance que meus pais não tiveram na vida, pois viviam num país "mui honesto" sem corrupção e que não incentivava vagabundo a ganhar o peixe.
Sendo assim, pra não morrer de fome, tal qual o senhor, eles também não tiveram a chance de pisar numa faculdade. Ah, entraram a primeira vez na minha colação de grau.
Ambos, muito inteligentes e esforçados, me passaram o gosto pelo conhecimento e me fizeram quem eu sou.
Por isso, como disse, quero falar apenas como homem feito, não como profissional.
Obrigado por ter sido Presidente do Brasil. Certamente, o senhor honrou a importância do seu cargo. Não foi um traidor da sua classe. Não traiu o Brasil. Fez com que esse país mudasse de patamar e fosse respeitado, sem jamais se curvar diante das injustiças do mundo.
Querem destruir o senhor, evidentemente, pelo o que o senhor fez de melhor. Por sua independência.
Como disse o Presidente Getúlio em sua carta antes do suicídio "Não querem que o trabalhador seja livre".
Esse país tão lindo, quando acredita em si mesmo é insuperável e pode vencer, não inimigos de guerra, mas as mais terríveis dificuldades e injustiças que essa elite perversa quer perpetuar sobre o nosso povo.
Presidente, é por isso que precisam te destruir. Para que não haja mais nenhum outro líder com capacidade de mobilizar a sociedade brasileira em busca de seus sonhos. Para que os escravos continuem sendo escravos. Para que o povo não acredite em seu potencial. Para que nenhum menino, como eu fui, e tantos outros, jamais sonhe e jamais ouse querer ser presidente do país.
Querem roubar nossas riquezas. Querem destruir nossa natureza. Querem nosso subsolo e, principalmente, querem roubar todos os nossos direitos e nos fazer escravos dos velhos senhores de sempre.
Eles tem raiva de ver por aí, todos aqueles que passaram a acreditar em si mesmos e a vencer.
A base do domínio dessa elite é conservar os privilégios na mão de muito poucos.
Não é à toa que falam do tal triplex ou do tal sítio. É sintomático.
Olhe esse recado para o Brasil dado pela elite. O privilegio é de poucos. É tudo deles.
Provocam a ira das almas pequenas e espíritos mesquinhos, que aceitam de bom grado a humilhação vinda dos velhos senhores, mas não suportam quem veio debaixo alcançar o sucesso. Isso faz com que se sintam agredidos e fracassados.
Presidente, muito obrigado.
Depois do seu governo superei as imensas dificuldades.    
Pude estudar. Me formar. Me pós graduar. Estudar fora do país. Educar a minha filha. Colocá-la na faculdade (nossa segunda geração de universitários). Minha irmã também se formou. Tem um bom emprego. Meus pais vivem com dignidade e são felizes. Meus sobrinhos estão muito bem. Nossa vida melhorou.
Na era FHC éramos todos informais. Não tínhamos emprego. Nem sonhar direito eu sonhava. Quem fala de crise hoje não sabe o que era aquilo. Um país de joelhos, deprimido e sem esperanças.
Sei que eu tenho meus méritos no sucesso que alcancei.
Mas sei perceber que o país que vivo hoje é muito diferente. Com muitas injustiças. Com erros repetidos. Sim, presidente, o senhor errou por vezes. Achou que esses bacanas podiam ser seus amigos. Negociou demais com esses trastes. Não tirou o doce da boca dos banqueiros. Em algum momento achou que iriam te reconhecer e te perdoar pela grande obra que cumpriste. Mas, acertou mais do que errou. O saldo é muito positivo.
Queria mesmo é fazer a minha homenagem diante desse mar de hipocrisia geral que inunda o Brasil.
Diante desse Golpe de Estado disfarçado. Desse regime de exceção. Da violência jurídica. Desse Estado policial. Desse bando de demagogos, achacadores, rapineiros que agora dizem "combater a corrupção. Tudo ladrão!
A gente tem que ter coragem de dizer aquilo que pensa.
Eu quero te dar um abraço. Sinta-se abraçado, senhor presidente.
Quando tudo isso passar, me convide pra tomar uma naquele seu barco de lata.
A história se encarregará de colocar cada coisa no seu lugar.
Se tem uma coisa que o povo pobre conhece de perto é a injustiça. Sabe que a justiça é cega para alguns, míope para outros e tem olhos de águia para poucos.
Este povo saberá interpretar os fatos com sua consciência sábia e livre.
O senhor tem seu lugar na história garantido. No coração da nossa gente. Sua liderança será sempre uma referência para muitas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário