terça-feira, 6 de setembro de 2011

Globo repete "silêncio" sobre DIRETAS JÁ e omite o FORA RICARDO TEIXEIRA



O movimento FORA RICARDO TEIXEIRA vem ganhando força.
Em todo país pipocam manifestações, desorganizadas é verdade, mas demonstram o esgotamento da população brasileira com o mandatário máximo do futebol.
Inicialmente, alguns jornalistas de maneira autônoma (e quase clandestina) clamavam pela queda do déspota.
Agora, a maioria dos órgãos de imprensa já noticia os protestos dos torcedores brasileiros pela saída de Teixeira.
O último bastião de resistência teixeirista é a Rede Globo de Televisão.
Novidade nenhuma.
Vale lembrar que nas manifestações pelas DIRETAS JÁ, nos anos 80, a TV Globo foi a última a noticiar os acontecimentos que já adquiriam naquele momento importância histórica.
A Globo defendeu a ditadura militar até os seus últimos suspiros porque seus interesses corporativos sempre foram convergentes com a manutenção do regime. A empresa alcançou a liderança nas comunicações por conta de sua fina relação com o governo militar.
Da mesma forma, as Organizações Globo passaram a contar com o monopólio nas transmissões dos jogos do campeonato brasileiro e da seleção durante a longa gestão de Ricardo Teixeira.
A aliança entre Teixeira e Globo levou o futebol brasileiro a estar efetivamente privatizado, tanto em sua organização institucional como na sua difusão cultural.
O afastamento do povo brasileiro com sua seleção é algo visível. Os jogadores, meros empregados de luxo, estão alienados do processo decisório e tal qual seu chefe na CBF, preocupam-se mais com os resultados econômicos do que com as conquistas. O desejo pela vitória e o gosto em fazer história estão subordinados à segurança econômica.
Durante as DIRETAS JÁ a TV Globo não somente omitiu as informações sobre as manifestações, como também deturpou o propósito do movimento. O Jornal Nacional chegou a noticiar que ocorria uma festa pelo aniversário da cidade de São Paulo, quando na verdade as pessoas se reuniam pelo fim da ditadura militar e eleições diretas para presidente. Isso quando os outros órgãos de imprensa já noticiavam abertamente as manifestações pelas DIRETAS JÁ.
As manifestações pela saída de Ricardo Teixeira não tem nem de perto a importância do movimento pelas diretas. No entanto, podemos ver como certas práticas não mudaram com o tempo. Sobretudo quando os interesses políticos e econômicos falam mais alto.


Um comentário:

  1. Não vejo a hora de acabar essa ditadura do futebol! E assim que a Globo perder esse dominio sobre o futebol brasileiro, minha esperança é que os jogos sejam disputados no horário normal, para que aqueles que acordam cedo pra trabalhar, possam assistir os jogos dos seus times pela tv ou os que vão aos estádios poderem chegar em suas casas em segurança e a tempo pra dormir pra trabalhar no dia seguinte. Porque ter que esperar novelas e big brother acabar pra ver um jogo tarde da noite... é dose!

    ResponderExcluir