terça-feira, 13 de março de 2012

Quem derrubou Ricardo Teixeira foi a Dilma




Ricardo Teixeira sobreviveu no cargo de Presidente da CBF durante a gestão de cinco presidentes da República. Foram eles: José Sarney, Fernando Collor de Melo, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Lula.

Procurou ser colaborativo com todos eles.

Até o período de FHC, os presidentes concentravam-se em outras prioridades políticas, como a estabilização da moeda, por exemplo.

O potencial de comunicação do futebol para com a sociedade era pouco explorado. Até porque a sociedade passou a desconfiar seriamente da composição entre e política e futebol, tendo em vista a lembrança aproveitamento político do Regime Militar com a conquista da Copa de 1970.

No Governo Lula, o futebol voltou a ser ferramenta política. Inclusive como recurso do Estado brasileiro na composição de sua política externa.

Claro que o gosto de Lula pelo futebol e a compreensão de seu potencial de comunicação política com a sociedade foram decisivos.

Inúmeras foram as oportunidades em que Lula se utilizou de metáforas futebolísticas para ilustrar para a sociedade as diversas variáveis da política e da economia no Brasil. Corinthiano doente vestia também a camisa de diferentes clubes em eventos sociais da Presidência da República.

Na política externa, o futebol foi ferramenta das mais utilizadas na construção do “Soft Power” brasileiro.

O desejo de Lula em inserir o Brasil nas principais instâncias representativas e deliberativas mundiais, colaborou ainda mais para que o presidente conquistasse a simpatia dos aliados e deixasse explícita a importância do Brasil no mundo utilizando o nosso futebol como adereço.

Quem não se lembra da “missão” da Seleção Brasileira no Haiti, ocasião que desencadeou o entendimento de que deveria o Brasil liderar a missão da ONU naquele país.

Muitos acusam Lula de ser um líder populista.

Outros acusam de ter sido pouco rigoroso e exageradamente conciliador.

Mas justiça deve ser feita. Lula não foi um presidente interventor. Respeitou todas as instituições nacionais e articulou as relações da presidência com estas instituições através da política, seu maior dom e seu grande trunfo.

E assim foi com Ricardo Teixeira. Lula soube colocar suas demandas e articular seus interesses, atraindo o presidente da CBF para seu campo de aliados. E assim foi com o judiciário, com o Banco Central, com seu ministério e com o Legislativo. Durante meses a cabeça de José Sarney foi pedida, mas Lula deixou que este assunto fosse resolvido pelo senado, sem rifar Sarney.

Mas com Dilma é diferente.

O futebol deixou de ser um assunto limitado em si mesmo.

A Copa do Mundo fez com que o futebol e sua principal competição se tornassem assunto de interesse nacional. Muitas questões infinitamente maiores do que o esporte entraram na pauta do governo.

E um desastre na Copa do Mundo seria fatal para as pretensões eleitorais de Dilma em 2014.

A presidenta sufocou Ricardo Teixeira.

A natureza do poder absolutista de Teixeira sempre se ancorou em três situações fundamentais.

1 – A dependência econômica das pequenas federações estaduais financiadas pela CBF que compunham sua principal base de apoio.

2 – A relação promíscua entre o futebol brasileiro e a grande imprensa em especial a Rede Globo que evitou “rifar” Ricardo Teixeira até o último minuto do segundo tempo. Na “Era Teixeira”, a Globo garantiu o monopólio do futebol brasileiro, podendo intervir inclusive nos horários e organização dos jogos.

3 – A articulação clientelista entre a CBF e o poder político, salvaguardando os diferentes interesses locais, construindo uma verdadeira rede de proteção política estatal.

Principalmente pelos dois últimos pontos, Ricardo Teixeira tornou-se o interventor ideal que acomodaria os gigantescos interesses políticos e econômico.

O agora ex-presidente da CBF colecionou inimigos, e com o advento da Copa do Mundo, tornou sua cadeira objeto de interesse nacional.

Na entrevista que concedeu à Revista Piauí, destilou sua arrogância e ilusão de onipotência. Falou como um imperador.

Dilma jamais tolerou Ricardo Teixeira e o desqualificou como interlocutor para a Copa do Mundo.

Ele foi ignorado nas relações entre o Planalto e a FIFA, sendo que rapidamente os interesses de Dilma e Joseph Blatter se convergiram para que Ricardo Teixeira fosse deposto.

O Brasil tem uma agenda árdua até a Copa do Mundo. A presidenta se impôs sacando todos os privilégios que Teixeira dispunha com o Planalto e fazendo com que ele se tornasse incompatível com o cargo. Corria até mesmo o risco de sofrer outras ofensivas e perder tudo o que conquistara. Para Teixeira tornou-se mais conveniente sair enquanto é tempo.

Para quem achava que Dilma seria uma mera sombra de Lula, sendo guiada em todos os seus passos e comprometeria a vida republicana brasileira fica mais esta lição.

Esta é a Presidenta do Brasil.










Um comentário: