sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A punição do Corinthians e o precedente da intolerância - Perigoso Sinalizador!

Obrigar o CORINTHIANS a jogar com os portões fechados é a mais severa punição possível para um clube com as características do Timão.

Mais severa inclusive do que a eliminação, pois para o Corinthiano, mais importante do que ser campeão, e participar ativamente da vida do Corinthians.

O que faz o corinthiano diferente dos outros torcedores não é uma equipe recheada de craques ou uma coleção de troféus, mas a experiência ser e de viver o Corinthians.

Caso a punição imposta pela CONMEBOL seja para disciplinar o comportamento das torcidas nos estádios sul americanos de maneira definitiva, entendo que o Corinthians deve aceitar a medida.

Mas ao que parece, seremos meros bodes expiatórios.

Nas últimas horas se viu mais do que indignação pela irreparável perda do jovem boliviano. Coisa que infelizmente não é novidade no mundo do futebol.

O que vimos desde quarta é a canalização e ressentimento de todo ódio efervescente contra o Corinthians.

Todo mundo jogando pedra na Geni.

Se fosse por senso de justiça e compaixão, a comunidade latino americana poderia dormir mais tranqüila. Mas não é!

Crimes ocorrem cotidianamente na sociedade. É um triste fato. O crime faz parte da vida social. Por isso existem instituições que regulam a relação entre os indivíduos, como a justiça e a polícia. O Estado detém o monopólio da violência. Assim deve ser.

Mas coletivizar a responsabilidade pelo crime cometido por um indivíduo é um precedente dos mais perigosos.

O criminoso não comete crimes por pertencer a um coletivo.

Caso um Sul Coreano cometa um crime no bairro do Brás, não se pode condenar a comunidade de Sul Coreanos residentes em São Paulo.

Se um nordestino esfaqueia a mulher com sua peixeira no meio do forró eu não posso dizer que os nordestinos são assassinos. Tampouco a justiça pode punir a comunidade de nordestinos e proibir novas festas desse tipo.

Não foram poucas as manifestações que acusavam a torcida corinthiana como bandidos e assassinos.

Outro precedente perigoso é a possibilidade de que um indivíduo cometa um crime no meio da torcida adversária de maneira deliberada apenas com o intuito de prejudicar a agremiação adversária. O crime torna-se um recurso eficiente para alcançar os objetivos mais pérfidos e escusos.

Se a punição for para valer, a policia não precisa mais proteger os jogadores com seus escudos nas laterais do campo, como muito se vê nos jogos da Libertadores, pois qualquer clube seria punido pelo comportamento de sua torcida de maneira indiscriminada, transparente e equivalente com o que agora acontece com o Corinthians.

A verdade é que a criminalização do torcedor de futebol é arma fácil na boca de reacionários e preconceituosos.

Todo hipócrita e demagogo adora esbravejar aos berros contra os torcedores de futebol.

Através do futebol, pode se manifestar todo o ódio e ressentimento contra o povo brasileiro.

Destaca-se o comportamento detestável de um ou outro criminoso e generaliza-se para um coletivo como quem diz: "tá vendo como se comporta essa 'gente', e eles ainda querem ser vistos como cidadãos".

E você, torcedor anticorinthiano. Não caia nessa porque a bronca também é com você.

Crimes acontecem toda hora e em qualquer lugar. Faz parte das responsabilidades das entidades que organizam o futebol disciplinar o comportamento nos estádios e evitar que absurdos como esse aconteçam.

Neste momento o Corinthians foi punido.

Muito bem, que assim seja.

Agora, mais importante do que o futebol é a vida. Será que culpar uma coletividade pela atitude de um indivíduo é a maneira mais correta para construirmos uma sociedade mais justa e tolerante?

Ou estamos reforçando os estigmas e preconceitos, imputando a um grupo a responsabilidade pelos males que permeiam toda a vida social?

Para mim este é um sinalizador dos mais perigosos!

E acreditem, não falo isso por conta do Corinthians. Está em jogo coisa muito maior do que a preferência clubística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário