segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Enquanto Yoani Sanchez é bajulada, jovens internautas ingleses ainda estão na cadeia

A blogueira cubana Yoani Sanchez chegou ao Brasil após receber autorização do governo Cubano para viajar livremente fora do país.

A decisão não é benefício de Yoani, já que um pacote de reformas foi implementado pelo governo do presidente Raul Castro.

A chegada de Yoani é festejada pelos "defensores árduos" da liberdade de expressão.

Embora a blogueira seja tratada como refugiada política, Yoani exerceu suas atividades livremente, recebeu seu passaporte do governo e não há indícios de que tenha sofrido violência física.

Desejamos boas vindas à nova turista. Caso queira permanecer no Brasil logo perceberá as delícias do bem-estar e da liberdade.

Claro que esta liberdade e o bem-estar, como tudo no Brasil, são privilégios dos ricos. Mas quanto a isso creio que não haverá problemas para a cubana, já que ela está muito bem empregada por jornais internacionais, igualmente preocupados com a liberdade e os direitos dos indivíduos.

Por falar em liberdade, enquanto a blogueira é bajulada pela mídia internacional, dois internautas ingleses continuam presos por "provocarem" ataques e badernas nas manifestações de 2011 em Londres.

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2026755/Manchester-Facebook-riot-inciters-Perry-Sutcliffe-Jordan-Blackshaw-jailed-4-years.html

No caso dos jovens ingleses, a ferramenta não foi o blog. As mensagens foram veiculadas através do Facebook e do Twitter.

Não consta que Perry Sutcliffe e Jordan Blackshaw façam parte de alguma organização terrorista.

As manifestações de simpatia pelos protestos em Londres 2011, talvez sejam irresponsáveis, mas os dois britânicos sequer exerciam liderança sobre o grupo de jovens que saiu as ruas denunciando o desemprego, a violência, a falta de oportunidades e a discriminação contra os filhos de imigrantes.

Foram manifestações privadas de apoio e convocação de novos protestos destinados aos seus contatos das redes sociais.

Foi o suficiente para a condenação dos dois jovens a quatro anos de cadeia, onde permanecem até hoje.

Os países ricos defendem a democracia e a liberdade, mas nos territórios alheios.

Grupos rebeldes são festejados na Síria, na Líbia, no Irã, em Cuba, na Venezuela, entre outras nações pertencentes ao "eixo do mal".

Os rebeldes dos outros são premiados com armas e muitos milhões de dólares.

Mas democracia "no dos outros" é refresco.

As manifestações recentes na Inglaterra, Espanha, Grécia ou Estados Unidos são reprimidas com polícia e cadeia.

Seus líderes são perseguidos e logo recebem a chancela de terroristas.

O tapete vermelho da hipocrisia estendido para Yoani Sanchez bem que podia ser oferecido para Julian Assange por algum país do "eixo do bem". No entanto, esperam apenas que ele saia da embaixada do Equador para ser levado rapidamente ao corredor da morte.

Seja bem-vinda Yoani. Separe alguns trocados para oferecer às crianças brasileiras que passam os dias fazendo malabarismos e acrobacias nos semáforos, bem longe das escolas. Logo eles estarão nas universidades do crime, sem a menor expectativa de um dia se tornarem médicos, engenheiros ou jornalistas.

Pois a única cidadania que alcançarão, talvez um dia, será através do consumo. A qualquer preço ou usando qualquer meio.

Porque por aqui, o único senso de justiça que dispomos é exclusividade dos ricos. Você vale o que você tem.

Se você não tem nada, é absolutamente descartável.

Boa estadia!





7 comentários:

  1. Que fiquem na cadeia ué...A lei lá não é essa?
    Dizer que Cuba é o arauto da liberdade é forçar um pouco a barra. Mesmo para aqueles que admiram o regime ou, melhor, admiram o menor contraste social na Ilha. Fidel foi herói, sim. Mas depois virou um ditador como tantos outros mundo afora....infelizmente.
    Não acompanho o blog da Yonez, nem sei se ela é agente da CIA, FBI ou da AVON. Pouco se me dá. O que importa é o fato de haver mudanças em Cuba, inclusive com abertura econômica.
    Essas posições ideológica penfletárias me incomodam muito.
    O mundo mudou e vocês, muitos de vocês jornalistas, acham que ainda há uma guerra entre comunismo e capitalismo....santa paciência

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, não sou jornalista.
    Entendi sua linha de raciocínio, mas se for assim, ninguém pode nenhum regime "porque a lei lá é assim".

    ResponderExcluir
  3. E também você não poderia falar do governo cubano, "porque lá a lei é assim". Mas agradeço sua visita. Volte sempre para os debates.

    ResponderExcluir
  4. Parabens pela estrutura e conteudo de seu blog, estou compartilhando aqui, Forte abraço Willian camiseta<a href="

    ResponderExcluir
  5. Bela colocação, Rafael! Poucos conseguem ter uma visão crítica sobre o que a grande mídia nos empurra goela abaixo como verdades absolutas. Compartilhando também.

    ResponderExcluir