quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Diário da Invasão




Os corinthianos vieram aos montes.
Estão espalhados por todas as partes aqui no Japão.
Nas esquinas, no metrô, nas estações de trem, nos restaurantes e nos pontos turísticos.
Todos ostentando como podem o distintivo do Corinthians.
A chegada dos corinthianos à terra do sol nascente foi verdadeiramente impactante.
Quando se encontram pelas ruas das cidades japonesas, a saudação inevitável é um breve "Vai Corinthians". 
Mas sem muito estardalhaço. Sem causar nenhum incômodo aos anfitriões que tem recebido os torcedores com tanto carinho e atenção. Aliás, a educação dos "japas" ao tratar os turistas é tamanha que a gente fica até "sem jeito".
Ao que parece, a invasão corinthiana no Japão tem causado perturbação apenas no Brasil.
O preconceito social embutido no anticorinthianismo transborda o caráter futebolístico.
Durante esses meses que antecederam a vinda dos corinthianos ao Japão, viu-se todo tipo de manifestação ressentida. Fantasiaram torcedores de presidiários na televisão, disseram que os japoneses seriam assaltados, fizeram piadas e desdenharam da nossa empreitada. 


Teve até um jogador - que esqueci o nome -  dizendo que quem é acostumado com rodoviária não deveria freqüentar os aeroportos.
Realmente, o sucesso do Corinthians é absolutamente insuportável para alguns, pois revela uma espécie de quebra da hierarquia social pré estabelecida. É como se os velhos privilégios estivesses ameaçados pela insubordinação dos pobres.
Recebemos até uma cartilha de "bom comportamento" com instruções básicas para não desestabilizar a ordem local.
Mas o que se vê aqui no Japão é o povo brasileiro encantado com as novidades, saudando os benefícios dos serviços públicos de qualidade e desejosos que isso um dia esteja disponível para a corinthianada - e favelados de todas as agremiações - desprezados historicamente por uma elite burra e insensível.
Existe respeito pela diversidade cultural e pelas regras locais.
Não vi até o momento corinthianos fumando, bebendo ou gritando pelas ruas.
No caminho para o estádio de Toyota, palco da semi-final do Mundial de Clubes, a massa de corinthianos foi caminhando em silêncio. Com alguma angústia por não poder cantar o hino no metrô.
Quando nos aproximamos da estação do estádio, alguns cantavam quase sussurrando os versos de Lauro D'Ávila.
Na chegada ao estádio se via uma masa gigantesca. Muitas bandeiras corinthianas. A predominância absoluta de rostos ocidentais, ou seja, eram brasileiros de todas as partes do globo terrestre que cruzaram o mundo para acompanhar o Corinthians.
Haviam japoneses-brasileiros-corinthianos que literalmente se jogaram no meio da galera. Pareciam não suportar mais a saudade do nosso Coringão.
Uma fila gigantesca para trocar os vouchers dos ingressos revelava a desorganização da FIFA, mas também fazia lembrar os velhos tempos de Pacaembú, em que nos amontoávamos nas bilheterias do estádio para garantir um espaço no Tobogã.
A entrada do Corinthians foi emocionante. Podíamos enfim soltar a nossa voz. Podíamos agora acreditar que o sonho havia se convertido em realidade.
O choque entre o imaginário e a imaginação.
 O nosso Corinthians das vilas paulistanas jogando no outro lado do mundo. A memória afetiva que o Corinthians ocupa na nossa mente, com sentimentos tão domésticos e imagens da nossa infância.
Foi muito louco, essa é a verdade. 
É como se a história do Corinthians, com seus grandes feitos do passado, se passasse num filme de ficção cientifica, em paisagem futurística.
O Japão, para mim, se parece com aqueles filmes em que a história acontece centenas de anos à frente. Já o Corinthians me remete a sentimentos do passado que compõem a construção social do nosso povo.
Ta bom! Eu sei que viajei...
Mas foi tudo muito diferente. Catarses acontecem.
Trinta e uma mil pessoas estavam no estádio. Noventa e nove vírgula nove por cento apoiando o Corinthians. Se tirarmos os japoneses que foram ao jogo apenas como fãs do esporte - o que não era muita gente, pois o jogo foi num dia de semana a noite e com um frio dos diabos - dá para ter uma boa margem do tamanho desta invasão.
O Corinthians ganhou. Certas coisas não mudam no tempo nem no espaço. Tivemos que sofrer bastante, até o final.
Na volta do estádio a imagem era impressionante. Dezenas de milhares de corinthianos saindo ao mesmo tempo para garantir a chegada ao trem antes de seu fechamento. Senão, "só amanhã de manhã".
A policia foi acionada. Carregavam uns bastões vermelhos no punho. Ergueram o material que se parecia com um cacetete, mas logo descobrimos que se tratavam de sinalizadores iluminados.
Eles orientavam os torcedores para que seguissem o caminho correto. Sorriam e saudavam educadamente as pessoas. 
Se violência gera violência, gentileza também gera gentileza.
As pessoas tratam como são tratadas.
A volta foi em paz.
Os jovens e crianças japoneses se juntavam e gritavam bem alto: "poro pó pó pó pó pó pó" e rapidamente aprenderam a dizer para todo mundo ouvir: Vai Corinthians!

11 comentários:

  1. Parabéns me emocionei ao ler seu texto, a grandeza do nosso amor pelo Corinthians incomoda uma mídia sensacionalista e infelizes que não tem amor próprio pelo seu time!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Emocionante é pouco. Isso eu queria ver. É dessas coisas que são mais que um título, embora mereçam o título mundial pra coroar mais um momento histórico do nosso glorioso Corinthians. Depois de invadir o Maracanã duas vezes, conquistamos o Oriente, colocamos nossa bandeira lá, e tenho certeza que, seja qual for o resultado do domingo, o que vai ficar marcado é a invasão, os japoneses jamais esquecerão o Corinthians. Obrigado pelo maravilhoso relato, meu caro!

    ResponderExcluir
  3. Sinto muito, Corinthians me faz chorar de felicidade. #MinhaVidaMinhaHistóriaMeuAMOR

    ResponderExcluir
  4. Show de bola... Belíssimo texto, estou aqui no Japão também e seu texto reflete exatamente o que está acontecendo aqui... Todo mundo na boa e curtindo a beleza e educação deste país que sim, deve ser invejado neste aspecto.... Nunca vi tanta educação e gentileza como se vê nas pessoas aqui no Japão: Gentileza gera Gentileza... E VAI CORINTHIANS !!!!

    ResponderExcluir
  5. OI MEU NOME É RAFAEL TB EU SOU ALUNO DA PROFESSORA JULIANA UM DIA ELA ELA LEU UM TEXTO SEU DO CORINTHIANS PRA MIM, TENHO 12 ANOS. ELA PASSOU O LINK DESSE TEXTO PRA MIM E EU SOU FANATICO PELO CORINTHIANS NAO CONSIGO NEM DORMIR DIREITO PENSANDO NESSE JOGO DE DOMINGO, ELA DISSE Q VC TAVA NO JAPÃO E EU SOU MTO FÃ DO JAPAO E DE ANIMES E AMO MTO O CORINTHIANS EU VIM CORRENDO AQUI PRA LER ESSE TEXTO MINHA PROFESSORA É D+ TINHA Q SER ELA PRA ME MOSTRAR ISSO AQUI, EU Ñ GOSTO MUITO DE LER MAIS ELA DISSE Q SEU COMEÇA A LER SOBRE O CORINTHIANS EU VOU ME ACUSTUMAR E ELA ACERTOU PQ EU LI QUASE TODOS OS TEXTOS DO CORINTHIANS Q VC ESCREVEU AMANHA VOU DIZER PRA ELA Q EU ESCREVI AQUI E AGRADECE, AMO MTO MINHA PROFESSORA PQ ELA É A MELHOR PROFESSORA DA ESCOLA TODA PQ ELA É ENGRAÇADA E SEMPRE TA PRONTA PRA AJUDAR A GENTE. TCHAU E VAI CORINTHIANSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. "Os jovens e crianças japoneses se juntavam e gritavam bem alto: "poro pó pó pó pó pó pó" e rapidamente aprenderam a dizer para todo mundo ouvir: Vai Corinthians!" Show!

    ResponderExcluir
  7. "Os jovens e crianças japoneses se juntavam e gritavam bem alto: "poro pó pó pó pó pó pó" e rapidamente aprenderam a dizer para todo mundo ouvir: Vai Corinthians!" Show!!!

    ResponderExcluir