quarta-feira, 8 de junho de 2011

A francesinha das Havaianas e o elogio à beleza incomum

A francesinha do comercial das Havaianas é linda.
Feinha, mas lindinha demais. Na verdade ela é lindinha de tão feinha que é.
Adoro essa moça.
Ela desiste de passar a lua de mel no Brasil e decide contentar-se com Veneza.
Fica claro no comercial, que a francesinha desiste daqui por conta da concorrência com as bundas maravilhosas que desfilam orgulhosas pelas praias brasileiras.
Talvez, o temor de não ser suficientemente bonita, atormente a maior parte das mulheres.
Mas a francesinha das Havaianas comprova a tese de que nem sempre a mulher mais bonita é a que tem cara de boneca ou corpo de manequim.
Na verdade, a beleza habita nas peculiaridades manifestas nos detalhes sutis que muitas vezes, por absoluto contra-senso, são motivos justamente de complexo por parte das mulheres.
Lábios grandes e carnudos, cabelos crespos, olhos puxados, pernas compridas, dentes proeminentes, nariz pontudo, orelhas de abano, eventuais cicatrizes, estrabismo, pernas grossas, pernas finas, seios fartos, seios rasos, língua presa.
Estas características, que muitas vezes habitam nos temores femininos, são presentes da vida que ofereceu aspectos isolados de uma individualidade que torna cada mulher especial.
As mulheres vêm chapeando seus cabelos, siliconando seus seios, bundas e lábios, arrancando pedaços de seus narizes e orelhas, anulando os cheiros de suas peles com perfumes e cremes cada vez mais potentes, vestindo-se absolutamente iguais.
Obviamente, não estou criticando as mulheres vaidosas que tem o desejo de ficarem mais felizes com elas mesmas.
Eu somente gostaria de dizer que são muito bem-vindos estes detalhezinhos que encantam e cativam.
Mulheres: preocupem-se menos com estas aflições estéticas e vivam mais e melhor. Entreguem-se ao amor e se apeguem as suas particularidades da melhor maneira possível.
A beleza perfeita é mera abstração. E, como se sabe, a arte abstrata não representa objetos próprios da nossa realidade concreta.
Sejam felizes porque nós lhe amamos.




2 comentários:

  1. Essa francesinha é de uma graça infinita, justamente por sua beleza ser tão 'comum' e principalmente natural.

    Também adoro essa moça!

    ResponderExcluir
  2. ACHO QUE TODOS À ADORAM MESMO, É PELO FATO DELA SER EUROPÉIA. BRASILEIRO TEM BAIXA AUTO ESTIMA, E PRECISA BABAR OVO MESMO...

    ResponderExcluir