segunda-feira, 27 de junho de 2011

Campanha no Twitter #pedofilianao desencadeia divulgação em massa de site com conteudo proibido. Mancada de Marcelo Tas



A gente não cansa de festejar os benefícios das redes sociais como veículo de integração cultural, educação e até de mobilização política, como temos visto mundo afora.
Mas infelizmente temos também de destacar as atrocidades e absurdos que nos chegam através da rede.
Na noite de domingo e madrugada de segunda, surgiu uma campanha no Twitter de combate à pedofilia.
Até aí tudo bem.
Algumas personalidades de destaque cibernético abraçaram a campanha e pediram que os internautas denunciassem um site com conteúdo de pedofilia. O blog era revoltante com cenas de violência sexual contra indefesas crianças.
Mas para a surpresa geral, algumas destas figuras calejadas das redes sociais, como o apresentador Marcelo Tas, ainda que involuntariamente, cometeram um erro e desencadearam uma farta distribuição de filmes de sexo explícito com crianças através da divulgação do link que deveria ser denunciado às autoridades.
Obviamente, não tenho outra opção que não acreditar na boa fé do Marcelo Tas. Mas é necessário destacar a tremenda mancada do jornalista ao divulgar o link do famigerado site. Ainda que este endereço estivesse relacionado a uma denúncia e clamor por punição aos criadores do blog.
Mais de um milhão e seiscentas mil pessoas seguem o líder do CQC. Era de se esperar maior responsabilidade e atenção do apresentador deste programa que nos últimos anos passou a ser uma espécie de fogueira da inquisição de políticos desalinhados com a grande mídia.
A Lei 80069/1990 em seu artigo 241 proíbe a divulgação de qualquer material visual contendo cenas de sexo explícito com crianças. A proibição vale ainda que o conteúdo venha acompanhado da mensagem: DENUNCIE.
Mais uma vez quero reiterar minha visão de que Marcelo Tas e outros “twitters” cometeram um erro involuntário.
No entanto, esta foi uma mancada sem tamanho.
Dar IBOPE para o Bolsonaro fidelizar ainda mais seu eleitorado tão afeito ao discurso preconceituoso do deputado carioca já havia sido um absurdo.
Quem gosta tanto de constranger os outros deveria ser mais atento aos próprios equívocos.  

Para denunciar pedofilia mande e-mail para internet@dpf.gov.br


19 comentários:

  1. eu não vejo isso como divulgar, e sim como uma tentativa de tirar o blog do ar, acredito que quanto mais denuncias melhor, ou não?

    ResponderExcluir
  2. Voce acabou de divulgar o blog também! Quem ler esta postagem ficará curioso e tentará achar o blog. Está falando mal do Tas que divulgou o blog mas acabou de fazer o mesmo (mesmo que de forma indireta)! Na minha opinião divulgar é melhor do que esconder e ninguem se mobilizar e se assombrar com uma atrocidade dessas. Uma analogia são as atrocidades de guerra. É divulgando que se consegue mudanças, não escondendo os fatos. Com certeza se o pessoal não tivesse visto os videos não se revoltariam tanto ao ponto de uma mobilização em massa como ocorreu ontem.

    ResponderExcluir
  3. fala sério........


    valeu Marcelo Tas, fez o certo e nós caimos matando em cima daqueles fdp q criaram tal aberração! se não fosse a divulgação do link duvido que o #pedofilianao estaria nos TTs.. a sociedade mostrou o quanto fica indignada com isso e quer q as autoridades tome providencias!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que é dever denunciar. Mas linkar o site é um grande erro. Como disse no texto, estou longe de acreditar que ele divulgou o site com má intensão. Mas acho que foi um equívoco grave. Ele tem uma grande responsabilidade por ser um comunicador tão importante.
    Fernando, respeito sua opinião e entendo o que disse, mas acho que certas cenas não precisam ser vistas para causar indignação. O fato em sí já suficientemente degradante.
    Obrigado por ter comentado, mas continuo achando que foi um erro.
    Rafael Castilho

    ResponderExcluir
  5. Tambem respeito a sua opinião, apenas postei a minha. Tambem continuo reiterando que você, indiretamente, tambem divulgou o blog. Com a internet é muito fácil achar o que se quer, e uma noticia sobre o caso certamente será um estopim para uma mente curiosa buscar a informação. Não vejo isso como algo ruim. Acho que algo que se presencie em vídeo, por exemplo, aproxima a realidade da teoria. Eu, por exemplo fiquei indignado, muito mais do que antes de ver o blog com os vídeos. E isso se traduzirá em postagens em meus blogs. Acho que será pouco, mas ajudará a sociedade, assim como a sua postagem. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que se ninguém tivesse acessado o site, ninguém teria caído na real para essa triste realidade, eu mesmo, como mãe, só comecei a realmente ficar mais atenta depois de ter visto as imagens. Sim, mesmo que seja crime, o fato de tanta revolta, tanta mobilização, e de mostrarmos que não aceitaremos mais impunidade com esses (não sei nem se merecem ser chamados de seres humanos)bichos, foi ver as imagens.

    ResponderExcluir
  7. Tas foi infeliz. Bastava enviar o link para denuncia, seria observado logo pelas autoridades.. Com 1 milhão é meio de seguidores bastava lançar a campanha contra a pedofilia... sem divulgar sse tipo de material repugnante. Há crianças no Twitter.. seus seguidores.. e viram aquilo. Sem necessidade. Quem busca o link por estar curioso pelo material de pedofilia deveria também se tratar.

    ResponderExcluir
  8. Só que não é a mesma coisa, essa matéria não mostra o link do blog. O pior foi realmente divulgar, mas por outro lado, se não divulgassem o link, como poderia ser feita a denúncia? Realmente fica complicado mesmo, mas o importante é que, segundo alguns twitts recentes, o blog já foi removido.

    ResponderExcluir
  9. E quem hospeda esses tipos de sites não tem responsabilidades sobre os conteúdos divulgados? Por que são os internautas que devem denunciar essas atrocidades? Não deveria haver uma regulamentação nesses casos para inibir essas práticas? Pediram-me que denunciasse, mas antes abri o tal site, entrei em pânico e sem saber o que fazer retuitei, como poderia denunciar algo sem ver o que estava lá dentro? Inclusive já fiz denúncias de racismo no Safernet, nem sei mais onde poder denunciar, ontem mesmo vi pessoas no twitter reclamando que não estavam conseguindo.

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo com o que foi feito, mesmo que isso tenha chocado demasiadamente.
    A gente as vezes passa pelas situações e simplesmemte fala: "Ai que horror!!"
    E nenhuma atitude é tomada a respeito, só fico triste que existem muitos outros milhões de sites por aí e que vão continuar lá, até que outros "Tas" da vida os encontre.

    Gostei do blog e estou te seguindo.
    Ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado a todos que visitaram e comentaram. inclusive os que discordaram do meu ponto de vista. Convido a todos a darem uma passadinha de vez em quando. Abraços

    Rafael Castilho

    ResponderExcluir
  12. O importante é que o blog já foi retirado do ar! Se não há " divulgação " do link, como fazer tantas denúncias?! O problema é que o blog não existe mais, mas os pedófilos estão impunes. Espero de verdade que a justiça seja feita e encontrem o responsável por esse absurdo!

    ResponderExcluir
  13. "Mas para a surpresa geral, algumas destas figuras calejadas das redes sociais, como o apresentador Marcelo Tas, ainda que involuntariamente, cometeram um erro e desencadearam uma farta distribuição de filmes de sexo explícito com crianças através da divulgação do link que deveria ser denunciado às autoridades."

    Não vejo problema algum no que o Marcelo Tas Fez divulgando o link, foi é muito mais eficaz para denunciar o site, se foi uma "farta distribuição de filmes de sexo explícito com crianças" é já mostrar a todos as consequências disso. Afinal, Crime e desgraça na net ta xeia, marcelo tas n foi o primeiro a fazer isso

    ResponderExcluir
  14. concordo com você Rafael Castilho.não é necessariamente divulgar o link do blog.
    para denunciar,basta a própria pessoa fazer na pagina do blog,evitando que
    outros pedofilos façam download dos vídeos.

    ResponderExcluir
  15. Não discordo do seu ponto de vista. Na real msm, eu até concordo.

    Tb cometi a mancada de divulgar o Link... Apesar de nem entrado no site...

    Vou ocmeçar a prestar + atenção nisso... Valeu pelo toque!!

    Percebi que vc n xingou Marcelo Tas, pelo contrário, apenas falou de uma ação que el fez e ele n deveria ter feito. Como... Uma bronca!

    Gostei do seu texto, bem escrito!!

    Talvez eu dê outras passadinhas por esse blog... ;D


    Bjs!! ;*

    ResponderExcluir
  16. Obrigado a todos que comentaram. Hoje recebemos mais de duas mil visitas no blog. Acho que todos colocaram seus pontos de vista com muita elegância e respeito. Agradeço a todos. Os que concordaram e os que discordaram da minha opinião. Abraços. Rafael Castilho

    ResponderExcluir
  17. Não dá pra acreditar que existem pessoas que acharam correto correr pro Twitter e DIVULGAR o tal blog... Lugar de denuncia não é no Twitter!

    Lei nº 11.829, de 2008 - Art. 241-A.

    “Oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, distribuir, publicar ou divulgar por qualquer meio, inclusive por meio de sistema de informática ou telemático, fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente: (Incluído pela Lei nº 11.829, de 2008). Pena – reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.”

    ResponderExcluir
  18. O dia em que houver um meio de denunciar um site com conteúdo criminoso sem precisar da respectiva URL, por favor me avise ... Eu realmente não vejo outra alternativa !

    Outra coisa: estamos cansados de saber que no Brasil a lei muitas vezes só é respeitada com "denúncias em massa" ... Se uma só pessoa denunciasse, será que teriam tirado o tal BLOG do ar tão rápido ? Segundo o diretor da SaferNet, foram mais de 10000 denúncias só na madrugada de domingo para segunda-feira.

    ResponderExcluir
  19. Fred, primeiramente obrigado pela visita ao blog. Entendo que com o peso do Tas ele poderia sim interceder sem expor o link aos mais de um milhão e meio de seguidores, entre eles crianças. Volto a dizer que não acho de forma nenhuma que teve o desejo de divulgar link proibido, mas foi um erro sério deste comunicador tão importante...Abraços, Rafael

    ResponderExcluir