sábado, 6 de agosto de 2011

Quem se importa com a Somália?



A Somália e demais países do chamado “chifre africano” sofrem uma das piores crises de fome de sua história, ocasionada por uma das piores secas dos últimos anos além de uma guerra civil regada a contrabando de armas exportadas por respeitáveis homens de negócios.
Mas quem se importa?
Neste momento os maiores chefes de Estado, com o pretexto de socorrer o mundo da “crise mundial”, jorram trilhões de dólares nas mãos de banqueiros e especuladores para acalmar a sanha do famigerado MERCADO.
Esta crise foi criada pela farra especulativa.
Os Estados se endividaram em operações de salvamento dos mercados globais. Quebraram suas economias para salvar os bilionários banqueiros.
Agora, os grandes capitalistas exigem a “austeridade fiscal” dos países quebrados.
Querem continuar sendo os únicos beneficiários da economia global enquanto milhões de desempregados perambulam pelas ruas da Europa e os imigrantes africanos, árabes e latinos são acusados pela degradação de suas economias.
Melhor seria para a humanidade a ruptura deste modelo econômico que boicota a produção em benefício dos grandes monetaristas.
O dinheiro despejado pelos Estados desregulou o câmbio dos países emergentes, mas não foi suficiente para salvar o capitalismo global.
Este dinheiro que ficou represado com os grandes bancos seria suficiente para acabar com a fome no mundo.
Mas esta não parece ser a prioridade da humanidade neste momento.
Quem se importa com a Somália?


3 comentários:

  1. Rafael, se vc ja contribuiu, vc ja fez a sua parte.

    ResponderExcluir
  2. O pior é que as contribuições sequer chegam ao destino em meio à guerra civil. Nós, pessoas comuns, podemos fazer muito pouco perto do que deveriam fazer os nossos líderes mundiais que têm prioridades totalmente alheias à humanidade

    abraços

    rafael castilho

    ResponderExcluir
  3. Rafael parabens pelo seu blog,, estou chocada com tanta miseria nesse mundo... é um ato desesperador. Queria poder ajudar e ter certeza que ajuda irá chegar em seu destino....

    ResponderExcluir