sexta-feira, 20 de maio de 2011

Essa gente quer mandar no mundo inteiro

Ano passado Obama perdeu a maioria no parlamento norte-americano.

Ainda que esteja cometendo erros políticos, Obama tem tentado salvar o capitalismo Yankee depois da crise econômica deflagrada por W. Bush e pelo “livre mercado” em 2008.

Obama aumentou a participação do Estado na economia e tenta executar políticas públicas com maior inclusão social, como a reforma da saúde, por exemplo.

Mas o contra ataque foi violento. Por defender a universalização da saúde, Obama foi chamado de comunista.

Depois da vitória parlamentar, a estratégia dos republicanos é humilhar o presidente Obama. Para que nunca mais nenhum negro, filho de estrangeiros e defensor de maior equilíbrio geopolítico possa pisar na Casa Branca.

Quando Obama tomou posse, ouvi algumas pessoas dizendo que ele deveria tomar cuidado para não ser assassinado. Pois bem, felizmente isso ainda não ocorreu, em parte porque Obama tem recuado vergonhosamente em suas propostas iniciais, mas também por que a estratégia de fazer com que Obama saia pelas portas dos fundos parece ser predominante no campo conservador.

Ainda que os principais atores políticos do Partido Republicano saibam os motivos da crise e a dificuldade estadunidense para manter sua posição de maior potência econômica do mundo, existem motivações muito especificas para humilhar o primeiro presidente negro do país.


Uma dirigente republicana do condado de Orange, no sul da Califórnia, Marilyn Davenport divulgou através de seu e-mail uma montagem fotográfica comparando Obama a um macaco. A foto ainda dizia “agora você sabe porque não há certidão de nascimento”.

Republicanos protestam para que Obama apresente sua certidão de nascimento, já que alguns deles acreditam que o presidente não nasceu no estado do Havaí. Se isso fosse verdade, Obama seria obrigado a renunciar.

Racistas, xenófobos e religiosos fundamentalistas são as principais bases políticas da oposição norte-americana. A filha da senadora Sarah Palin é militante do movimento pela abstinência sexual. Tenho dito e repito mais uma vez, existe uma grave crise no pensamento político conservador internacional. Isso abre espaço para todo tipo de manifestação desorganizada, carregada de motivações odiosas.

E isso me dá muito mais medo quanto ao futuro do que o aquecimento global.


Nenhum comentário:

Postar um comentário