sexta-feira, 27 de maio de 2011

Uma pessoa corajosa para você - Redação de Mariana Natália Lorenci de Castilho

Esta é uma carta da minha filha Mariana, agora com 14 anos.
Da minha parte, acho que a maneira como ela aprendeu a lidar com o sentimento de perda é um sinal importante de crescimento. Ontem quando lí a redação da Marianinha me dei conta que minha pretinha havia crescido.
Resolvi publicar no blog esta mensagem da Mariana porque eu sei que muitas pessoas sofrem por conta do "mal de alzheimer". Algumas podem se identificar com o problema e outras aprenderem um pouquinho mais.

Abraços



Uma pessoa corajosa pra mim é o meu avô.
Para mim além de corajoso foi um homem de muita boa índole e muito bondoso.
Meu avô já fez muitas coisas para ajudar as pessoas, passou por muitos perrengues na vida e sempre seguiu em frente com cabeça erguida, fazendo sempre o que era certo. Nunca tratou ninguém mau, sempre foi pai, marido, e avô carinhoso.
Faria de tudo nessa vida pra ver meu avô bem de novo, só queria ele falando comigo como falava antigamente, só queria que ele me levasse nos lugares como antes, me buscasse na escola, me chamasse de “Pequena Princesa” ou de "Neném".
Sinto falta das coisas de antes, sinto falta de dançar com ele no meio da cozinha enquanto minha avó cozinhava um macarrão com queijo, a única coisa que eu comia naquela época. Tantas e tantas coisas, tantas briguinhas que eu tinha com o meu avó por ele ser super protetor, foi tudo besteira, não precisava de tudo aquilo, ele sempre me tratou  bem, sempre foi pessoa exemplar, na verdade sinto falta da super proteção dele, eu me sentia segura com um ponto de paz, ele sempre pegava as coisas que eu deixava jogada na casa pra eu não perder, e eu como sempre com a minha arrogância falava que era besteira que eu não ia perder coisíssima nenhuma e hoje eu sei que ele estava certo, não acho mais nada em nenhum lugar por conta da minha bagunça que ele sempre arrumava.
Assistir Silvio Santos de Domingo no sofá da sala era tão legal quanto ir para a Disney, pena que agora ele não para sentado nem para ver o Palmeiras jogando.
Coragem, não precisa ser um ato heróico, não precisa aparecer na tevê, sair nos jornais ou ser motivo de Outdoors nem de propagandas no rádio, só necessita de gestos simples que normalmente ninguém repara ninguém nota ou não acha importante, são com pessoas normais, da sua família, pessoas do cotidiano, seu irmão, seu pai, seu avô. Um dia desses escutei uma pessoa falando que queria que sua avó morresse. Que desaparecesse, porque a avó era muito chata, se intrometia na vida dessa pessoa, então eu falei que ela iria sentir falta da avó quando isso acontecesse; Ela falou que não. Já eu, queria tudo ao contrario, não sei como alguém pode desejar que isso aconteça, não sei explicar, em fim não estou aqui para julgar ninguém, só acho isso o maior pecado do mundo.
 Eu sinceramente não sei se estou fugindo do assunto que é "uma pessoa corajosa pra você" mais estou tentando falar superficialmente sobre a pessoa que meu avô representa pra mim. Há quatro anos eu era a casula da família; Em 14 anos passei mais tempo com o meu avô do que meus primos com 22 anos.
Meu avô sofreu com a separação dos meus pais e dos meus tios, com a morte de sua cunhada, como ninguém mais na família sofreu. Mais ele é homem forte, não deixou cair uma lágrima se quer com essa situação. Deveria ter chorado. A depressão pegou de jeito meu vozinho. Ninguém sabia quando ele estava com dor ou triste, simplesmente se percebia no fundo do olho azul penetrante. Bom, mesmo assim não dava pra perceber o que ele estava sentindo. Vovô é mais fechado do que um baú trancado a sete chaves.
Tudo mudou no ano novo de 2010 pra 2011. Estava tudo tão calmo e tudo tão normal, mais repentinamente um furacão veio e estragou tudo de uma vez. Ele não é o mesmo vozinho carinhoso de antes, virou uma criança... Tudo isso até agora sem explicação científica, sem uma certeza do que está acontecendo com a "cabeça" dele. Antonio Cassiano Lorenci, sim esse é o nome do meu avô. Meu aniversário foi dia 10 de maio, mais acho que ele não se lembrou disso, por que parabéns da pessoa mais importante pra mim eu não recebi, o resto não valeu de nada. Não importa; quantos presentes eu ganhei, quantas pessoas me ligaram ou me mandaram um recado em alguma rede social. Isso não vale nada.  Eu não precisaria de NADA disso se eu tivesse escutado essas palavras: “oi filhinha, Feliz aniversário". Tantas vezes eu ouvi isso vindo do meu vovô, mais só me dei conta de como faz falta quando pela primeira vez na minha vida não escutei e nem senti o abraço... Como pode uma coisa tão ruim acontecer com uma pessoa tão boa? Não encontro explicações. Meu avô não merecia estar passando por isso, não ele. EU nunca mais vou conhecer uma pessoa tão bondosa, cuidadosa, querida, carinhosa entre outras coisas; Meu avô é único para mim, igual ele não existe, é meu exemplo, minha força, minha felicidade.
Tantas histórias do meu avô. Que hoje, ele não sabe mais contar.
Agora só me resta esperar um milagre acontecer. Eu confio em Deus, acredito que meu milagre vai chegar, eu quero mais que tudo que meu avô fique bem, e com toda confiança que eu tenho em Deus eu repouso. Deus diz em Isaías 30:15 : .. Fiquem tranqüilos e confiem em mim, e eu lhes darei vitória. Pois Ele ressuscitou Lázaro e também a filha de Jairo; Curou os dois homens cegos de Jericó, os dez leprosos, o surdo e o mudo, cura um homem paralítico e cura o menino possuído pelo demônio. Por que não faria o meu milagre? Estou com uma fé de mover montanhas, entreguei tudo nas mãos do Senhor e Nele eu confio.
            Hoje o meu milagre vai chegar eu vou crer não vou duvidar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário