quinta-feira, 19 de maio de 2011

Para minha mãe

Estava deitado na poltrona. Minhas pernas ainda não eram grandes de forma que eu consegui deitar horizontalmente com a cabeça apoiada num braço da poltrona e meus pés em outro. Minha mãe acordou-me com um sorriso brilhante que me fazia entender, ainda que tivesse apenas quatro anos, a sua imensa felicidade. Não havia dúvidas que era um sorriso de profunda satisfação.
 Dei-me conta que estava com uma roupa diferente. Um short vermelho acompanhado de uma camisa branca. Era o meu primeiro dia na escola. Agora sim me lembrava. Minha mãe me despertou absurdamente cedo, me vestiu e me serviu uma mamadeira na poltrona onde me deitei. Mamei durante muito tempo. Minha mãe me protegeu durante muito tempo.
Não sei por que essa é a minha lembrança mais remota. Na verdade, não me lembro de mais nada daquele dia. Sequer me lembro da primeira professora. O que ficou na minha mente para sempre foi o sorriso da mamãe. Sem dúvidas era aquele um momento solene.
Disse que acordei absurdamente cedo porque desse dia em diante sempre tive que acordar cedo, com raras exceções. Essa é nossa vida.
E lá fui eu. Rumo à escola. Rumo ao trabalho. Rumo á vida longe da saia da mamãe. Nada pode ser mais confortável do que os cuidados da nossa mãe. De resto tudo parece ser uma agressão. Inclusive os momentos que hoje entendemos como felizes. O Simples fato de nos arriscarmos em busca da felicidade é estupidamente desconfortável. Descobrimos outras formas de satisfação, mas nada se compara a plenitude do amor materno. Mas temos que seguir em diante e encarar o mundo.
Acho que as mães devem se sentir traídas pelo abandono dos filhos. Na verdade não é um abandono, mas unilateralmente decidimos não mais aceitar os beijos públicos e os mimos dengosos. Mas a vida é tão difícil que de alguma forma nos endurecemos para criar cascos capazes de nos proteger de um mundo que seria incapaz de proporcionar o mesmo bem-estar do colinho de mãe.
Mamãe, difícil encontrar um presente para você tão acostumada a se doar que chega a estranhar quando recebe algo.
Então eu posso dizer a você que sou um homem feliz. Faz tempo que eu preciso te dizer isso. Eu sou uma pessoa feliz. Fiz um montão de coisas bacanas, tenho bons amigos, trabalho com o que gosto e aprendi a estabelecer um modo de vida que me agrada. Descobri uma porção de coisas que me dão prazer e consigo passar a maior parte do tempo alegre e satisfeito.
E tudo o que consegui na vida foi graças à segurança proporcionada pelo seu amor. Enfrentei o medo das entrevistas de trabalho, das reuniões, das provas, das mulheres as quais me declarei e o medo da rejeição ao falar em público. Todos estes medos foram superados por causa do seu amor. Ele sempre me pareceu tão grande que me deu o conforto necessário para cada empreitada.
Hoje eu também tenho uma filha e meu maior desejo é que ela seja feliz e sinta o quanto a amo. Portanto, mamãe, saiba que eu sou feliz e que sinto de verdade o seu amor. Ele é meu maior patrimônio.
Ainda preciso muito de você. Mesmo longe consigo ouvir seus conselhos porque eles estão dentro da minha mente. Fazem parte do que eu sou. E para sempre serei o filho da Dona Irene.
Feliz dia das mães

Nenhum comentário:

Postar um comentário