segunda-feira, 30 de maio de 2011

Agora só falta FHC responder onde fica Sapopemba. Lembranças de 1985.


A eleição para a prefeitura de São Paulo em 1985 foi uma das mais marcantes da história do Brasil.
Foram as primeiras eleições após o término da ditadura militar.
Fernando Henrique Cardoso era o candidato do PMDB e favorito nas pesquisas.
Jânio Quadros disputava sua segunda eleição depois de sua longínqua renúncia ao cargo de Presidente da República em 1961.
Naquela ocasião, FHC era o candidato da renovação. Agregava a maior parte dos votos da esquerda enquanto Jânio era o bastião do conservadorismo paulistano.
Como todos sabem, Jânio Quadros e o conservadorismo triunfaram nas eleições. O PMDB que havia vencido praticamente em todas as capitais brasileiras, perdeu a prefeitura paulistana de maneira surpreendente.
Fernando Henrique havia inclusive sentado antecipadamente na cadeira de prefeito com o propósito de tirar uma foto para a revista Veja.
Ao vencer as eleições, Jânio desinfetou a cadeira na frente das câmeras de tevê antes de tomar posse como prefeito.
Mas quais pontos foram significativos e explorados por Jânio Quadros para catalisar o eleitorado conservador e vencer as eleições?
Nos debates, nas entrevistas e nos comícios, Jânio constrangeu Fernando Henrique a responder questões referentes à sua crença em Deus e suas posições quanto ao uso da maconha.  
No dia de finados, pouco antes da eleições, foram distribuídos nos cemitérios panfletos dizendo que para FHC os mortos não estariam ao lado de Deus.
FHC não conseguiu ser suficientemente claro em suas posições e sua sorte (ou azar) foi decidida quando não soube responder em um debate onde fica o bairro de Sapopemba, um dos mais populosos da cidade.
Após completar 80 anos de idade, Fernando Henrique surpreende a todos e se declara abertamente a favor da descriminalização e até da legalização do uso da maconha. Esta seria uma maneira eficaz de encerrar a guerra contra o tráfico de drogas e proteger o usuário não tratando o mesmo como bandido.
A atitude de FHC é curiosa, principalmente porque, ao contrário de 1985, é o próprio ex-presidente um dos principais expoentes do conservadorismo político.

Estaria tudo perfeito e poderíamos louvar a atitude de FHC em se posicionar sobre um tema tão arriscado e até impopular.
O problema é que tais declarações não são coerentes com o tipo de campanha eleitoral conduzida por seu partido nas últimas eleições.
Em 2010 foi o partido de FHC que “acusou” Dilma de não acreditar em Deus, de aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, de ser favorável a descriminalização das drogas e do aborto. Panfletos misteriosos também foram distribuídos nas igrejas dizendo que Dilma seria atéia. A ex-futura primeira dama disse nas ruas que Dilma queria “matar criancinhas”.
Como qualquer conservador, o PSDB entra em sérias contradições que deixam claros os motivos da sua crise política ou até mesmo sua crise de identidade.
Quase 30 anos depois, Fernando Henrique respondeu a pergunta de Jânio sobre a maconha.
Agora só falta dizer onde fica Sapopemba.




Atenção a partir do 4:35 do video.

Um comentário: